
Morreu o músico jamaicano Max Romeo, pioneiro do reggae. Tinha 80 anos.
A notícia foi avançada pelo jornal “Jamaica Observar”, que aponta um ataque cardíaco como a causa da morte do músico.
A carreira de Romeo começou aos 18 anos, após se mudar para Kingston, capital da Jamaica. Antes de se lançar a solo, fez parte dos The Emotions, com os quais editou o êxito ‘(Buy You) A Rainbow’.
Em 1968, editou ‘Wet Dream’, canção que - apesar de ter sido proibida pela BBC, devido à natureza sexual das letras - atingiu o top 10 no Reino Unido. Em 1975 editou “Revelation Time”, um dos seus álbuns mais celebrados, na companhia de Lee “Scratch” Perry.
Três anos depois, mudou-se para Nova Iorque, onde gravou ‘Dance’ com os Rolling Stones (tema presente em “Emotional Rescue”, álbum que os britânicos lançaram em 1980). Mais recentemente, esteve envolvido em projetos musicais com os seus próprios filhos.
Em 2023, processou a Universal e a Polygram, acusando estas editoras de não lhe terem pago os royalties que lhe eram devidos ao longo das últimas cinco décadas.
Max Romeo era um dos nomes presentes no cartaz da edição deste ano do Festival de Músicas do Mundo, em Sines. Nas redes sociais, a organização do festival lamentou a sua morte, prometendo anunciar o seu substituto “quando possível”.