Ricardo Azevedo vai subir ao palco no Porto Carvoeiro, na margem sul do Douro, em Canedo, Santa Maria da Feira, daqui a precisamente um mês, no dia 30 de agosto, às 21h30.

Este será um espetáculo especial, uma vez que tem como objetivo a celebração dos seus 25 anos de canções - desde os primeiros passos com os EZ Special até ao percurso a solo.

De acordo com um comunicado enviado às redações, Ricardo Azevedo vai "revisitar os momentos mais marcantes da sua trajetória musical, num concerto que promete ser íntimo, emocionante e inesquecível".

Sabe-se ainda que o espetáculo vai contar com a "participação especial da Banda Marcial do Vale, numa fusão única entre o pop/rock de Ricardo Azevedo e os arranjos orquestrais da banda filarmónica, que trará novas cores a alguns dos temas mais icónicos do artista".

O percurso de Ricardo Azevedo nestes 25 anos de carreira

Ricardo Azevedo, recorde-se, começou a sua caminhada no mundo da música como vocalista e principal compositor dos EZ Special. Em 2002 lançaram o EP 'Partizan Pop', e depois chegaram dois álbuns, 'In N'Out' (de 2003) e 'Leitmotiv' (de 2005). Entre os temas que mais fizeram sucesso na época, destacam-se 'I Really Am Such a Fool' (que era uma das canções que faziam parte da banda sonora da série de sucesso juvenil 'Morangos Com Açúcar', da TVI, por exemplo), 'Daisy' ou 'My Explanation'.

Mais tarde, em 2007, o cantor estreou-se a solo com o disco 'Prefácio' - composto e escrito por si. Seguiram-se depois 'O Manual do Amor' (de 2009), 'Frente e Verso' (de 2012), 'Kaizen' (de 2019), e 'Instinto de Sobrevivência' (de 2021). Neste anos a solo também foram vários os temas que conquistaram o sucesso, como 'Pequeno T2', 'Entre o Sol e a Lua', 'O Bater do Teu Coração' ou 'Luz Fraca'.

Ricardo Azevedo tem colaborado com a Areal Editores nestes últimos anos. Várias das suas "músicas estão integradas em manuais escolares, promovendo a ligação entre a música e a educação", como destacam ainda na nota enviada às redações.