Mais de mil músicos britânicos, entre eles nomes como Kate Bush, Damon Albarn ou Annie Lennox, juntaram-se para lançar um disco “silencioso” em protesto contra os planos do governo do Reino Unido em permitir às empresas de Inteligência Artificial (IA) o uso de material com direitos de autor, sem permissão, para treinar os seus modelos.

Intitulado “Is This What We Want?”, o álbum consiste em gravações de estúdios e salas de espetáculos vazias. É composto por 12 “temas”, cujos títulos formam a frase “o governo britânico não deve legalizar o roubo de música para beneficiar as empresas de IA”.

Esta ideia partiu de Ed Newton-Rex, compositor e antigo executivo de uma empresa de IA. “A proposta do governo iria entregar o trabalho que os músicos nacionais fizeram ao longo de uma vida às empresas de IA, de graça, permitindo que estas o explorassem para os suplantarem”, afirmou, citado pelo “The Guardian”.

“É um plano que não seria apenas desastroso para os músicos, mas que é desnecessário. O Reino Unido pode ser líder no que à IA diz respeito sem prejudicar as nossas indústrias criativas”.

O álbum já se encontra disponível no Spotify, com as receitas obtidas com os royalties a revertetem, na totalidade, para a Help Musicians, organização de apoio a músicos em dificuldades. Albarn ou Lennox são listados como "co-compositores", assim como os Clash ou Hans Zimmer, mas o “The Guardian” escreve que Kate Bush terá efetivamente gravado uma das faixas no seu próprio estúdio.

Compre aqui a revista especial BLITZ 40 anos, uma edição histórica em formato ‘bookazine’ (132 páginas, papel melhorado) que coloca em destaque os 40 melhores discos da música portuguesa desde a fundação da marca BLITZ.