O saxofonista Marshall Allen, conhecido pelo seu trabalho na Sun Ra Arkestra, irá lançar o seu primeiro álbum a solo, aos 100 anos de idade.
Nascido em 1924, Allen juntou-se à Arkestra em 1958, firmando-se como o seu líder em 1995, dois anos após a morte de Sun Ra. “New Dawn” será o seu primeiro disco, gravado em Filadélfia com Knoel Scott (também da Arkestra), e com as colaborações de músicos como Michael Ray, Cecil Brooks, Jamaaladeen Tacuma, Bruce Edwards e George Gray.
Segundo o produtor Jan Lankisck, citado pela “Stereogum”, “New Dawn” será composto por temas de Allen que nunca chegaram a ser gravados por qualquer ensemble. O disco tem data de lançamento marcada para o dia 14 de fevereiro e o tema-título, com Neneh Cherry, já se encontra disponível para escuta.
Marshall Allen atuou em Portugal com a Arkestra em 2014, no B.Leza, em Lisboa. Em 2022, então com 98 anos, deveria ter regressado ao país para concertos em Leiria, Coimbra, Lisboa e Braga, mas foi impedido de o fazer devido a problemas de saúde.