Os britânicos Pulp acabam de anunciar um novo álbum, intitulado “More”, com edição agendada para 6 de junho. Este será o primeiro disco de originais do grupo de Sheffield em quase 24 anos, sucedendo a “We Love Life”, de 2001.

Com a chancela da Rough Trade e produção de James Ford, colaborador habitual dos Arctic Monkeys ou Gorillaz, “More” tem como primeiro avanço a canção ‘Spike Island’, cujo vídeo pode ser visto abaixo.

“Quando regressámos à estrada em 2023, ensaiámos uma nova canção chamada ‘Hymn of the North’ nos soundchecks e acabámos por tocá-la no final da nossa segunda noite na Sheffield Arena”, explica o vocalista Jarvis Cocker, em comunicado, sobre este regresso, “isso parece ter aberto as comportas”.

O músico, e voz de êxitos como ‘Common People’ ou ‘Disco 2000’, revela também que as restantes canções de “More” foram criadas na primeira metade de 2024. “Algumas são o reavivar de ideias que tivemos no século passado. A música de uma das canções foi escrita pelo Richard Hawley. A música de outra foi escrita pelo Jason Buckle”, acrescenta Cocker.

A capa de
A capa de Expresso

A “família Eno” assegura os coros numa das canções e há arranjos de cordas escritos por Richard Jones, interpretados pelo Elysian Collective. “Nenhuma inteligência artificial foi utilizada no processo”, termina o músico, dizendo que o álbum é dedicado a Steve Mackey, baixista dos Pulp que morreu a 2 de março de 2023.