Os Estados Unidos, sob a liderança de Donald Trump, estão a exigir o controlo de um importante gasoduto que transporta gás russo através da Ucrânia para a Europa. Esta exigência faz parte de um pacote mais alargado de negociações com Kiev sobre o acesso a minerais e outros recursos naturais ucranianos, segundo escreve o “The Guardian”.

Donald Trump quer que a Ucrânia entregue os seus recursos naturais como moeda de troca pelas armas que foram enviadas pela anterior administração de Joe Biden.

Nesse sentido, o Presidente norte-americano exige que a Corporação Financeira Internacional para o Desenvolvimento do governo dos EUA assuma o controlo do gasoduto de gás natural, que se estende entre a cidade de Sudzha, no oeste da Rússia, à cidade ucraniana de Uzhhorod, numa distância de cerca de 1,2 mil quilómetros.

Volodymyr Landa, um economista sénior do Centro de Estratégia Económica, um grupo de analistas de Kiev, disse ao jornal britânico que os norte-americanos queriam “tudo o que pudessem” e que as suas exigências intimidatórias de “tipo colonial” dificilmente seriam aceites pela Ucrânia.

As conversações entre as duas potências têm sido cada vez mais acrimoniosas, segundo fontes citadas pela agência Reuters.

Recorde-se que, no ano passado, o Presidente ucraniano Volodymiyr Zelensky propôs dar aos Estados Unidos a possibilidade de acesso ao sector mineral da Ucrânia, em troca de proteção face à Rússia, com o envio de armas norte-americanas.

Trump, por sua vez, recusou dar garantias de segurança à Ucrânia, mas manteve o interesse na sua oferta inicial. “O acordo deve ser benéfico tanto para os Estados Unidos como para a Ucrânia”, respondeu Zelensky, na passada quinta-feira.