🗞️7 notícias a não esquecer

No evento em que a Deloitte lançou as candidaturas da 3ª edição do Technology Fast 50, programa que reconhece as 50 empresas tecnológicas de crescimento mais acelerado no país, a Forbes Portugal entrevistou António Dias Martins. Para o Diretor Executivo da Startup Portugal, “se nós em vez de 4.700 startups tivéssemos 47.000 destas empresas então o país estaria noutro estádio de desenvolvimento”.

A filha de Bill e Melinda Gates, Phoebe Gates, desenvolveu, juntamente com Sophia Kianni, a sua colega da Universidade de Stanford, uma plataforma, a Phia, que compara preços de produtos em mais de 40 mil sites com a ajuda da inteligência artificial.

A Goparity, plataforma de finanças éticas, atingiu o marco dos 50 milhões de euros mobilizados para projetos de impacto, através do investimento da sua comunidade, que conta com mais de 55 mil utilizadores registados. Desde a sua fundação em 2017, a plataforma soma já 409 projetos financiados nas áreas das energias renováveis, transição energética, economia azul, gestão sustentável da água e terra, economia social e uso responsável do solo.

Depois de uma época em que se viu obrigada a reavaliar as suas prioridades, a futebolista portuguesa Tatiana Pinto mudou-se de Brighton para Madrid, onde representa o Atlético. É uma das “Navegadoras” ao serviço de Portugal no Euro 2025. Entrevistada pela Forbes, fala do seu percurso, da liga portuguesa e da modalidade.

A procura por casas de luxo com piscina e jardim continua a crescer em Portugal, acompanhada por um aumento da oferta e uma valorização dos preços.

O estudo Webloyalty de Compras Online em Portugal 2025 conclui que 83% dos portugueses prevê gastar até 200 euros durante os saldos. E quase metade dos inquiridos garante que o canal online é o mais utilizado para as compras durante este período.

Setores como tecnologia, educação e saúde privada lideraram os índices de felicidade, de acordo com o estudo Happiness Works de 2025. A cofundadora do estudo Happiness Works, Guilhermina Vaz Monteiro, sublinha que mais do que snacks ou ginásios os colaboradores valorizam o novo “salário emocional”.

🧐 A frase da semana

Nasceu e cresceu no Luxemburgo, filha de pais portugueses. Estudou em Lisboa, fez Erasmus em Madrid e aprofundou a sua formação em Paris. Curiosamente, a maior oportunidade da sua carreira até hoje chegou-lhe da Alemanha e a sua agente alemã é, na verdade, finlandesa: “Eu sou, no fundo, a personificação do que significa ser europeia: falo sete línguas, navego entre múltiplas culturas e construí uma trajetória que vai muito além das fronteiras de um só país”, afirma a atriz Hana Sofia Lopes, a propósito do filme “Escape from Lisbon” (“Flucht aus Lissabon”), uma produção internacional da ZDF.

✔️O positivo

A CleoCare, anteriormente conhecida por Glooma e fundada por Francisco Nogueira e Frederico Stock, dois Under 30 da Forbes Portugal, acaba de se juntar à Breast Cancer Early Detection Coalition (BCEDC), uma coligação norte-americana que reúne organizações, investigadores e inovadores comprometidos em tornar a deteção precoce do cancro da mama uma prioridade. Ao integrar esta coligação, a CleoCare ganha um lugar de destaque na Capitol Hill, em Washington, D.C., onde marcará presença ao lado de congressistas, médicos e especialistas em saúde pública para discutir políticas de prevenção e acesso à deteção precoce do cancro da mama.

❌O negativo

Relatório semestral da Coface faz um retrato preocupante do cenário económico global, com agravamento dos riscos em setores chave e aumento da exposição nos mercados emergentes. Os analistas colocam mesmo a hipótese de estarmos a assistir a um “grande salto para trás”.

📖A LER

A icónica mala original Hermès Birkin, cujos 40 anos de vida se ligam ao percurso da atriz Jane Birkin, foi leiloada por 8,6 milhões de euros, valor que constitui um recorde. Leia os pormenores da venda e a história desta mala única.

📻A OUVIR

Vinte anos depois de conquistarem o mundo com vozes líricas poderosas e alma de ópera pop, os Il Divo celebram a data com uma nova digressão mundial — e Portugal está entre os destinos. O grupo atua já na próxima semana e ainda há bilhetes disponíveis.

🎥A VER

O novo e controverso “Branca de Neve” da Disney tem uma pontuação de 39% no Rotten Tomatoes, o que faz dele o maior fracasso do ano até agora.

🍲A SABOREAR

Os Symington, de ascendência escocesa, inglesa e portuguesa, são produtores de Vinho do Porto no norte de Portugal desde 1882. Lançam agora uma nova marca, de espírito descontraído. Chama-se o “Bom Malandro”, é feito a partir de uvas das castas do Douro e pretende “regar boas mesas e boas conversas entre bons malandros”.

Bom fim de semana!!