
Segundo os números divulgados pelo Banco Central Europeu (BCE), nesta sexta-feira, as taxas de juro para o crédito a empresas e para a compra de casa sofreram uma ligeira descida.
Assim, a taxa de juros dos novos empréstimos a empresas superiores a um milhão de euro a taxa variável, com um período inicial de fixação de taxa até três meses, diminuiu 29 pontos base para 3,26%. Já a taxa de juro para os novos empréstimos até 250 mil euros com fixação da taxa inicial até três meses desceu 13 pontos base para os 3,78%.
Já no crédito à habitação, a taxa manteve-se globalmente inalterada em maio, com ligeiras descidas. Assim, a taxa de juro dos empréstimos para aquisição de habitação com taxa variável e período de fixação inicial de taxa até um ano desceu 15 pontos base para 3,70%.
A taxa dos empréstimos à habitação com taxa de juro fixa de um a cinco anos também desceu seis pontos base para os 3,42%. Já os juros para os empréstimos com taxa fixa de cinco a 10 anos ficaram mais caros, com uma subida de 13 pontos base, fixando-se nos 3,45%.
No mesmo período, a taxa de juro dos novos empréstimos às famílias para consumo manteve-se praticamente inalterada em 7,53%.