O Governo de Portugal decretou luto nacional de três dias pela morte do Papa Francisco, anunciou esta Segunda-feira, 21, o gabinete do primeiro-ministro, Luís Montenegro.

Segundo uma publicação na página oficial da presidência portuguesa, Luís Montenegro propôs ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que fossem decretados três dias de luto nacional que serão oportunamente confirmados de acordo com as cerimónias fúnebres.

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, fala ao país às 20:00 de hoje, em reacção ao falecimento do santo padre católico.

De igual modo, o Presidente brasileiro, Lula da Silva, lamenta a morte do Papa Francisco e decreta 7 dias de luto no Brasil.

Lulas publicou uma mensagem em suas redes sociais e destacou o comprometimento do Papa com a paz, a justiça social e o combate às desigualdades.

“O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos. Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o argentino Jorge Bergoglio buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio”, lê-se na publicação.

O presidente do Brasil ressaltou que Papa Francisco foi um líder espiritual.

“Nas vezes em que eu e Janja fomos abençoados com a oportunidade de encontrar o Papa Francisco e sermos recebidos por ele com muito carinho, pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará”, lembrou.