
O Presidente moçambicano, Daniel Chapo, endereçou uma mensagem de felicitações ao novo Papa, por ocasião da sua eleição como Sumo Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana e novo líder espiritual de milhões de fiéis em todo o mundo.
Na sua mensagem, o chefe do Estado referiu que foi com alegria e júbilo que o povo e Governo da República de Moçambique receberam a feliz notícia da eleição do Sumo Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana e novo líder espiritual de milhões de fiéis em todo o mundo.
O Presidente Chapo apresentou, em nome do povo moçambicano, do Governo e em seu nome pessoal, calorosas felicitações à Sua Santidade Papa Leão XIV, à Santa Sé, à comunidade católica global e, em especial, aos fiéis em Moçambique, país que, segundo afirmou, tem sido um profícuo campo de evangelização e possui um historial de receber visitas papais.
Salientou o espírito de convivência religiosa em Moçambique, defendendo o compromisso do país em manter e aprofundar os laços com a Santa Sé.
“Moçambique, um país de fé e de convivência inter-religiosa harmoniosa, renova, neste momento solene, a sua firme vontade de continuar a cooperar com Vossa Santidade para o estreitamento das relações entre a Santa Sé e a República de Moçambique e na promoção de valores comuns que contribuam para a edificação de um mundo mais justo, solidário e humano”, disse, citado numa nota a que a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso.
Daniel Chapo expressou votos de bênçãos para o novo Papa.
“Neste momento de alegria, elevamos as nossas preces para que Deus conceda a luz, sabedoria e força para esta nobre missão de guiar espiritualmente milhões de fiéis no mundo e em particular, em Moçambique. Queira, Sua Santidade, aceitar os protestos da nossa elevada consideração”, referiu.