O presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Macedo, assumiu a presidência da Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social, para o triénio 2025-2027. O CEO da CGD substitui Leonor Beleza que concluiu dois mandatos consecutivos, o limite previsto pelos estatutos da associação.

Neste mandato, a nova direção conta um plano de ação centrado em cinco eixos estratégicos, “desde a expansão da intervenção junto dos alunos, ao aumento do investimento nas Bolsas Sociais, manutenção do número de beneficiários nos programas de prevenção do insucesso escolar, captação de novos associados e parceiros e consolidação da rede de voluntários em todo o território”.

Citado em comunicado, Paulo Macedo defende que “a EPIS é um projeto coletivo de impacto nacional e é com sentido de missão que assumo este novo desafio”. O CEO da CGD realça ainda que “vamos continuar a apostar na ciência e na proximidade para transformar percursos de vida, desde o pré-escolar”.

De acordo com a entidade, “com a nova liderança e estratégia de Paulo Macedo, a EPIS renova a ambição de continuar a promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades num contexto marcado por desigualdades persistentes no acesso à educação e por um sistema ainda com dificuldades em garantir respostas eficazes a crianças e jovens em risco”.

Além de Paulo Macedo presidência da EPIS, a nova direção conta com nomes como João Bento (CTT Portugal) como vice-presidente, e como vogais Jorge Quintas (Fundação Amélia de Mello), Maria João Carioca (Fundação Galp), Raquel Barão (Fundação Jerónimo Martins), Rui Pedroto (Fundação Manuel António da Mota) e Graça Borges (Super Bock Group).

A EPIS refere que 2024 representou um marco para a sua atividade “com a consolidação do crescimento face a anos anteriores e a superação das metas estabelecidas no plano trienal 2022-2024. Com mais de 76 mil beneficiários, a associação deu continuidade à recuperação do impacto da pandemia e reforçou a sua intervenção em todo o território nacional”.

Entre os principais resultados, destacam-se “o crescimento de 11% no número de alunos acompanhados, que em 2024 atingiu 10.129 alunos, numa mostra de resiliência da rede de parcerias com autarquias e escolas, bem como a eficácia dos programas de promoção do sucesso escolar que mantiveram a tendência de melhoria de resultados, em todos os ciclos, e superaram os níveis de 2023”. No ano passado foram atribuídas 235 Bolsas EPIS num valor global de 567 mil euros (com 65% dirigidas ao ensino superior), o envolvimento de 1.071 voluntários de empresas, a realização de 11 estágios em contexto empresarial para jovens com necessidades especiais, e a participação de 60.757 beneficiários nos programas de bem-estar emocional e autoestima (“Por Ti” e “DOVE – Eu Confiante”).