Por razões que ainda não são claras, o navio 'NCL Salten' acabou no jardim de Johan Helberg, num fiorde perto da cidade norueguesa de Trondheim, mas o incidente não foi suficiente para acordar o morador da casa, que só foi despertado pelas pancadas na porta e gritos de pânico do vizinho.

"A campainha tocou a uma hora do dia em que não gosto de abrir a porta", disse Johan Helberg ao canal norueguês TV2.

Imagens divulgadas pelas televisões norueguesas mostram a proa vermelha e verde do navio a poucos metros da casa de madeira, mas, segundo Helberg, a única coisa que ficou danificada foi um fio de uma bomba de aquecimento.

O vizinho Jostein Jørgensen contou que foi acordado por volta das 05:00 pelo som de um barco a ir "a toda a velocidade em direção a terra" e correu para a casa de Helberg.

"Pensava que ele já tinha saído, mas não, nem sinal de vida. Toquei à campainha várias vezes e nada... E foi finalmente a ligar-lhe que o consegui contactar", explicou à mesma estação de televisão.

Várias horas depois, o navio porta-contentores ainda estava perto da casa de madeira, à espera de ser levado de volta para a água.

"É um novo vizinho muito aborrecido, mas em breve vai desaparecer", brincou Johan Helberg.

Nenhum dos 16 tripulantes ficou ferido. A polícia norueguesa abriu uma investigação.

A empresa de transportes NCL avançou, em comunicado, ter tomado conhecimento pela polícia de que havia um suspeito de ter provocado o acidente e garantiu que está a colaborar com a investigação.

PMC // APN

Lusa/Fim