[em atualização]

O papa Francisco morreu hoje, anunciou hoje o Vaticano, através do cardeal Kevin Ferrell.

“Às 07:35 desta manhã [06:35 em Lisboa], o bispo de Roma, Francisco, regressou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da sua Igreja″, disse Farrell no anúncio.

O Papa Francisco tinha 88 anos e esteve internado recentemente devido a uma pneumonia bilateral.

Francisco não participou nos ritos da Semana Santa por estar ainda em convalescença, após ter passado 38 dias no hospital devido a uma pneumonia bilateral, tendo tido alta em 23 de março.

Contudo, o Papa Francisco apareceu este domingo, dia de Páscoa, 20 de abril, na janela do basílica de São Pedro para a bênção Urbi et Orbi, apesar de ainda estar a recuperar da sua infeção respiratória.

O pontífice, que ficou sentado na cadeira de rodas, desejou uma “Boa Páscoa” e pediu ao mestre de cerimónias que lesse a sua mensagem de Páscoa perante as 35.000 pessoas reunidas na praça de São Pedro para a missa do domingo de Páscoa.

Na sua derradeira homília, o Papa Francisco denunciou a “dramática e desprezível situação humanitária” em Gaza, e apelou ao cessar-fogo e à libertação dos reféns, nas celebrações do domingo de Páscoa.

Na sua mensagem, lida por um assessor após o Papa aparecer na varanda da Basílica de São Pedro, em Roma, Francisco alertou também para “o clima de crescente antissemitismo que se está a espalhar pelo mundo”.

“Apelo aos beligerantes para que cessem o fogo, libertem os reféns e prestem uma ajuda preciosa às pessoas famintas que anseiam por um futuro de paz”, afirmou Francisco na mensagem.

com Lusa