O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, reafirmou, esta segunda-feira, em Maputo, o papel da CPLP como plataforma do diálogo político, intercâmbio legislativo e cooperação multilateral.

Ao intervir na sessão de abertura da XIV Sessão Ordinária da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP), que decorre no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, o Estadista moçambicano reafirmou, igualmente, o compromisso com a solidariedade lusófona e o desenvolvimento conjunto.

Na ocasião, Daniel Chapo apelou ao reforço da cooperação entre os países lusófonos, sublinhando a importância de juntos enfrentarem os desafios regionais e globais, em particular a paz, a estabilidade, o desenvolvimento económico e social, enfatizando o papel das mulheres e da juventude como pilares fundamentais para o desenvolvimento dos Estados-membros.

Em relação à mobilidade entre os Estados-membros, uma questão que tem dominado as agendas dos países-membros, almejou que os parlamentares possam encontrar soluções concertadas que respondam os interesses da comunidade, para uma cooperação profícua, saudável e inclusiva.

O chefe de Estado moçambicano realçou que a sessão decorre numa altura em que Moçambique, Cabo Verde, São e Príncipe e Angola completam o jubileu das suas independências.

Durante esta sessão inaugural, Moçambique assumirá a presidência rotativa da AP-CPLP, numa altura em que a organização se propõe a reforçar o seu papel como plataforma privilegiada de diálogo político, intercâmbio legislativo e cooperação multilateral entre os países-membros.

Angola participa ao mais alto nível com uma delegação chefiada pela presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, e integra o 4º vice-presidente, Justino Feltro da Costa Pinto de Andrade, a deputada Maria Odeth Sanches Tavares, vice-presidente do GMP, e o deputado Nazário Vilhena, membros do Grupo Nacional de acompanhamento aos Parlamentos da AP-CLPL e o secretário-geral, Pedro Agostinho de Neri.

A Assembleia Parlamentar da CPLP, segundo uma nota, é composta por nove Estados-membros, designadamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, G