Até ao dia 31 de dezembro pode pedir uma nova avaliação da casa, às Finanças, e poupar no IMI. Mas antes, faça as contas para ver o que compensa, porque se pedir uma nova avaliação e a prestação ficar mais cara, não há como voltar atrás.
O valor patrimonial tributário dos imóveis é atualizado automaticamente a cada três anos, com base nos coeficientes de desvalorização da moeda, o que, na maioria das vezes, agrava o valor da prestação a pagar.
Ainda assim, pode conseguir baixar a prestação através do coeficiente de vetustez - a idade do imóvel - ou do coeficiente de localização.
São dois parâmentos em que os preços podem oscilar e só são considerados pelas Finanças quando o proprietário faz o pedido de nova avaliação da casa.
Se fizer obras estruturais como a construção de um anexo ou de uma piscina, lembre-se que são formas de valorizar a casa e que pode não compensar pedir uma nova avaliação.
Para ter a certeza, pode sempre fazer as contas com a ajuda do simulador da Deco Proteste.
O pedido é gratuito e pode ser feito presencialmente, aos balcões dos serviços de Finanças ou no Portal das Finanças, através do modelo 1 do IMI.
O “Minuto Consumidor” é um projeto onde procuramos, todas as semanas, responder às suas dúvidas. Para acompanhar no Expresso Online e na antena da SIC Noticias, com o apoio da DECO PROteste. Saber é poder! Junte-se à comunidade de simpatizantes da DECO PROteste em DECO Proteste simpatizante