A cadeia espanhola Mercadona está a preparar o reforço da presença em Portugal com a abertura das primeiras duas lojas na capital lisboeta. Em novembro a Alta de Lisboa e a Quinta do Lambert (Lumiar) recebem os dois novos supermercados da retalhista que vão gerar 180 postos de trabalho.

A Mercadona já conta com mais de 60 lojas em Portugal, sendo que revela a expetativa de fechar o ano de 2025 com dez lojas no distrito de Lisboa. Em carteira está também a nova loja em Frielas (Loures). No corrente ano, a retalhista tem previsto um investimento de mais 157 milhões de euros e a abertura de dez novas lojas. A marca espanhola revela que já está presente em 12 distritos em Portugal e conta já com sete mil colaboradores, sendo que 1.700 entraram na empresa em 2024. O plano de expansão que está no terreno vai implicar o recrutamento para diversas funções.

Depois de cinco anos no País, a Mercadona já criou sete mil empregos, através de contratos sem termo. Em 2024, investiu 219 milhões de euros em Portugal e atingiu um volume de vendas de 1.778 milhões de euros. A retalhista refere que contribuiu com 237 milhões de euros em impostos através da empresa portuguesa Irmãdona Supermercados, com sede em Vila Nova de Gaia (Porto). O projeto de internacionalização em Portugal já permitiu apostar numa rede de fornecedores nacionais, a quem já comprou mais de 1.400 milhões de euros.