Após ser galardoado pela Forbes África Lusófona como Individualidade Lusófona, o músico angolano Matias Damásio foi distinguido nesta Terça-feira, 01, em Luanda, como Personalidade de Excelência, durante a 12ª edição da Gala Superbrands Angola.

O evento voltou igualmente a distinguir as marcas que se destacaram no mercado angolano pelo seu desempenho, reputação e consistência junto dos consumidores.

Matias Damásio resumiu a sua trajectória pessoal e profissional, destacando o Roque Santeiro, que acredita que faz parte de uma das marcas mais importantes que Angola já teve.

“Aí se transformaram grandes empresários, eu aprendi lá engraxar sapatos, aprendi a fazer biscates para lavar carros, comecei a trabalhar na ponte do Kapassoco. O meu trabalho era lavar os peixes e colocava no saco. Este foi um dos empregos mais lucrativos que já tive. Não entrei na música por amor, eu entrei para ganhar algum dinheiro para sobreviver, não sabia que seria uma estrela”, contou.

Músico angolano recorda que aprendeu com muitos artistas e que gravou o primeiro disco em 2021 na editora RMS.

“Eu fui à pé levar a minha maquete e fizemos um contrato. O disco custava 10 dólares, que eram mil kwanzas, e eu ganhava 5 dólares, que eram 500 kwanzas. Passado seis meses, eu fui lá e ele disse que tinha 300 mil dólares, porque ele tinha me vendido várias cópias”, detalhou.

Durante a gala, em que não foi convidado para actuar, mas sim para contar a sua história de vida, Matias diese que foi assim a sua carreira artística.

“Gravei muitos discos e comecei a fazer a minha carreira. E uma das minhas bases que eu tenho é o meu pai, porque todo mundo sabe que eu morro de amor pelo Raul”, expressou.

Por outro lado, a Superbrands Angola divulgou 47 marcas de excelência presentes no mercado angolano, reconhecidas peloscConsumidores e pelo conselho Superbrands.

As marcas foram reconhecidas de forma independente, em sectores de actividade muito diversos, desde a distribuição, desporto, produtos de consumo e marcas institucionais.

O country manager da Superbrands Angola, Pedro Diogo Vaz, referiu que este ano foram mais 10% de marcas distinguidas face à última edição, o que demonstra o dinamismo do mercado angolano, que faz com que a procura pela qualidade e por uma comunicação mais eficaz aumente constantemente dentro das marcas.

“A validação que o projecto traz às marcas e, consequentemente, aos consumidores finais, é também um factor de busca pela excelência para as Marcas que exibem o selo, cada vez mais como um sinal de qualidade superior e acréscimo de valor”, acrescentou.

Entretanto, como Superbrands Geral foram distinguidas 36 Marcas como Aliança Seguros, Alimo, Angomart, Beko, Best, Bom Dia, Bonita, Casa dos Frescos, Casanova, Centrooptico, Dukan, Elephant Bet, Ensa Seguros de Angola, Expansão, Fresmart, Germol, Grupo Carrinho, Momo, Orion, Patriot, Petro de Luanda, Premier Bet, Primavera, Puma, Rádio Mais, Spar, Special, Tio Lucas, TPA, Ultra, Unitel, Valinho, Yala, Yolo, ZAP e Zipp.

Por sua vez, como Superbrands Nacionais, foram premiadas quatro marcas, nomeadamente BB Eskebra, Decor, Limor e Rose Palhares. Já na dimensão Superbrands Corporate, foram distinguidas 7 Marcas: Authentic, Daimic, Epic Sana Luanda, Espaços, Grupo Cosal, Novo Jornal e Sistec.