
A Euronext obteve resultados líquidos de 164,8 milhões de euros, mais 17,9% que no mesmo período de 2024, foi anunciado nesta quinta-feira.
Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a gestora das bolsas de Amesterdão, Bruxelas, Dublin, Lisboa, Milão, Oslo e Paris informa que as receitas atingiram o valor recorde de 458,5 milhões de euros no primeiro trimestre, mais 14,1% que no mesmo período de 2024.
A Euronext, principal infraestrutura europeia do mercado de capitais, sublinha que “as receitas relacionadas com o volume foram impulsionadas pela elevada volatilidade do mercado no primeiro trimestre”.
As receitas dos mercados de ações aumentaram para 108,4 milhões de euros (+18%), refletindo a elevada volatilidade, adianta o comunicado.
Stéphane Boujnah, ‘chief executive officer’ e presidente do Conselho de Administração da Euronext, afirmou que “no primeiro trimestre de 2025, a Euronext registou um desempenho notável”. “Atingimos uma receita recorde e um rendimento de 458,5 milhões de euros, impulsionados pelos sucessos iniciais das iniciativas estratégicas, pelo crescimento das receitas não relacionadas com o volume e por uma volatilidade excecional nas atividades de negociação e compensação, especialmente em ações a dinheiro, rendimento fixo, FX, energia e matérias-primas”, adiantou a CEO citada no comunicado.
“Com este sólido primeiro trimestre de 2025, demonstramos a nossa capacidade de inovar à frente da curva, liderando o caminho para um mercado de capitais europeu mais forte, mais inovador e mais competitivo”, declarou a CEO.
Agência Lusa