
O dia 21 de abril assinala um marco histórico nos livros de história da Fórmula 1 – o 40º aniversário da primeira vitória de Ayrton Senna (1960-1994) num Grande Prémio. Para honrar este momento icónico, o mesmo carro de Fórmula 1, o Lotus 97T, com o nº12, que Senna conduziu para o seu lendário triunfo no Grande Prémio de Portugal de 1985, regressará ao circuito do Estoril pela primeira vez desde essa corrida.
A conduzir o carro estará o seu sobrinho, Bruno Senna, naquilo que será a comemoração de uma das prestações mais marcantes de um piloto da história da F1. Com efeito, a prova de Senna no Estoril foi uma aula magistral de condução debaixo de chuva, que levou o brasileiro a conquistar a primeira das suas 41 vitórias na Fórmula 1.
Ayrton Senna narrando a sua primeira vitória na F1, GP de Estoril Portugal, 21 de abril de 1985, pela LotusSenna também considerou este desempenho como o melhor da sua carreira e rejeitou a crença generalizada de que a sua vitória em Donington em 1993 foi a sua melhor corrida. Senna foi citado dizendo: “Nem pensar! Eu tinha controlo de tração lá. Foi uma boa vitória, mas comparada com o Estoril de 85 não foi nada”.
E se o próprio piloto assume que o seu triunfo no Estoril foi maior do que a sua vitória em Donington, em 1993, isso diz muito. Para se ter ideia, nessa corrida em Inglaterra, o brasileiro partiu do 4º lugar na grelha. As classificações foram com piso seco, onde a superioridade técnica dos Williams-Renault FW15C (de Alain Prost e Damon Hill) ditaram a sua lei. Porém, no dia da corrida choveu e Senna realizou uma corrida estrondosa, com uma primeira volta única. Na largada, Senna em McLaren-Ford MP4-8 ainda caiu para quinto na primeira curva, mas depois começou a “desfazer” tudo e todos: ultrapassou o Benetton de Michael Schumacher, passou pelo Sauber de Karl Wendlinger e depois foi a vez de superar Damon Hill e mais tarde Alain Prost, por entre muitas paragens nas boxes e um tempo instável, entre sol e chuva. É considerada a primeira volta mais famosa de toda a história da F1.
Ou seja, mesmo tendo conseguido esta proeza em Donington, para Senna a prova do Estoril de 1985 é inigualável: o piloto venceu o GP de Portugal de há quatro décadas, pouco mais de um ano depois da sua estreia na modalidade (no GP de Rio de Janeiro, em 25 de março de 1984), numa corrida disputada em condições muito adversas, com muita chuva e lençóis de água, tendo brilhado ao mais alto nível, vencendo por uma ampla margem, dando a quase todos os seus rivais uma volta de diferença (o único a quem Senna não deu uma volta foi a Michele Alboreto, em Ferrari, o 2º classificado da prova, que ficou a mais de um minuto de distância: 1:02.978). O Lotus 97T foi um carro de corrida pioneiro e o primeiro a apresentar dispositivos aerodinâmicos verticais atrás das rodas dianteiras para gestão do fluxo de ar.
Esta vitória de brasileiro no Estoril marcou o início da lenda Senna e a primeira das suas 41 vitórias.
Este GP do Estoril de 1985 foi também a primeira das 65 pole positions de Senna na F1 que é, ainda hoje, o terceiro melhor registo da história, apenas atrás de Lewis Hamilton e Michael Schumacher.
Este evento de homenagem que decorrerá no Estoril consolida a ligação entre a Lotus e a ascensão de Senna na Fórmula 1, celebrando a era dourada das corridas com turbocompressor.
Clive Chapman, filho do fundador da Lotus, Colin Chapman, e atualmente diretor administrativo da Classic Team Lotus, refere que “para a Team Lotus, a chegada de Ayrton foi um momento decisivo. O seu talento, a sua compreensão técnica e a sua vontade incessante ajudaram a impulsionar a equipa. Este aniversário permite-nos reviver essa magia e honrar o seu legado. A corrida comemorativa de Bruno Senna no Estoril promete ser um momento histórico e emotivo, que completa o círculo do passado e consolida o impacto duradouro de Senna no desporto automóvel.”
A história em imagens do primeira vitória de Senna na F1.
Autódromo do Estoril, 21 de abril de 1985. À chuva.
[clique nas imagens para aumentar]
Bruno Senna, que foi também piloto de F1 tendo corrido com a Lotus Renault em 2011, antecipa que “será uma sensação incrível conduzir este carro icónico, marcando o início de uma série de vitórias e conquistas do meu tio. Esta celebração vai reunir fãs de todo o mundo e mostra como Ayrton Senna continua a ser um nome poderoso no desporto automóvel e uma influência positiva na sociedade de muitas formas – desde o impacto educacional à inovação sustentável, e como um movimento que continua a inspirar gerações a perseguir o seu sonho e a nunca desistir.”
Ayrton Senna foi três vezes campeão do mundo de F1, em 1988, 1990 e 1991, todas ao serviço da McLaren Honda.
De acordo com as informações disponíveis, o público poderá ver de perto o carro no domingo, 20 de abril, entre as 9h30 e as 12h30, com exposição gratuita na reta da meta do Circuito Estoril. No dia seguinte, segunda-feira, 21, é a vez do Lotus voltar à pista para voltas simbólicas com Bruno Senna, entre as 14h00 e as 18h00.
A entrada será gratuita nos dois dias, com acesso à bancada A e ao paddock, onde estará localizada a box da Lotus.
Para os entusiastas e amantes dos simuladores de condução, a Estoril Racing Lab (ERL) terá nos dias 20/21 de abril no Circuito Estoril, um simulador do Lotus 97T, que poderá ser experimentado de forma gratuita, em que os visitantes poderão testar os seus dotes de condução e “serem Ayrton Senna”.

Antes de ir para o Estoril, o Lotus 97T correu no 82º Encontro de Membros de Goodwood, nos dias 12 e 13 de abril. Antes da 82ª Reunião de Membros, o Duque de Richmond CBE DL, afirmou: “Goodwood sempre celebrou os maiores ícones do desporto automóvel e é uma honra receber o Lotus 97T antes do seu regresso ao Estoril. Ver o lendário carro em pista mais uma vez será um tributo adequado ao legado de Ayrton Senna e um momento especial para os fãs, que podem ver o carro em ação novamente no Festival of Speed em julho”.