
O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) de Angola realiza nesta Quinta-feira, 24, um leilão electrónico para a privatização da fábrica de cerveja (CIF Lowenda), na qualidade de Entidade Pública Contratante (EPC).
Em comunicado, a instituição diz ter procedido à homologação do relatório final de qualificação submetido pelas comissões de negociação, referente a referida unidade industrial, nos termos do Despacho nº 202, de 16 de Janeiro.
Os relatórios do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado confirmam que para o referido leilão, foram qualificadas as empresas Rushan Shuguang Cerveja LTD e Unique Beverages.
Além da fábrica de cerveja, o IGAPE avança no documento que procedeu igualmente à homologação do relatório final de qualificação da fábrica de cimento CIF e do Centro de Logísitca CIF, Unidade de Montagem de Automóveis CIF SCG, nos termos do Despacho n.ºs 201 e 203/25, ambos também de 16 de Janeiro.
Para estas unidades foram qualificadas para o leilão, a decorrer no dia 28 do mês em curso, as empresas Griner/Ciment/Mercons (Consórcio), H&S/Yupeng (Consórcio), HuaxinCement, LTD, e Moçambique Dugongo.
De acordo com o IGAPE, os candidatos foram notificados, estando assim habilitados a participar na sessão de leilão electrónico, conforme datas agendadas.
No entanto, o relatório da comissão do concurso para qualificação de concorrentes para a fábrica de montagem de automóveis qualifica o único concorrente OPAIA S.A. para o lance da proposta na plataforma electrónica, no dia 29.
Os leilões enquadram-se no PROPIV – Programa de Privatizações do Governo de Angola.