Fundada há 30 anos na Roménia, a Fiterman Pharma, uma empresa farmacêutica especializada na produção de medicamentos, dispositivos médicos, suplementos alimentares e dermocosméticos, entre os mais 250 que desenvolve e comercializa, está a apostar no mercado nacional.

Patricia Fiterman, atual CEO da companhia, conta em entrevista à Forbes Portugal como tudo começou. A história da empresa teve origem na década de 1990, quando o seu pai criou o primeiro armazém farmacêutico privado em Iași. Os medicamentos que distribuía provinham tanto de fábricas romenas como de importações. “Foi uma época difícil, em que a escassez de vários medicamentos afetou toda a cadeia de distribuição, e tanto os doentes hospitalizados como os que recebiam cuidados ambulatórios tiveram dificuldades em obter os tratamentos prescritos”, revela a executiva.

Licenciada em Farmácia e com um mestrado em Tecnologia Farmacêutica, Patricia Fitermen acompanhou sempre de perto a evolução do negócio do pai.

Adiantou que, neste contexto, e pelo facto de ser estudante na Faculdade de Farmácia de Iași, nasceu a ideia de desenvolver um laboratório de produção farmacêutica, tornando a Fiterman Pharma o primeiro fabricante farmacêutico romeno totalmente privado na parte oriental da Roménia. Nos primeiros tempos, a equipa de 9 pessoas fazia tudo, num espaço de cerca de 350 metros quadrados localizado na cave de um edifício. O primeiro produto, o Diclofenac Ointment, chegou ao mercado em meados de 1996. “Três anos mais tarde, em 1999, tínhamos já 11 produtos no mercado e uma equipa de cerca de 25 pessoas a trabalhar na produção, nos escritórios e nas vendas.

Licenciada em Farmácia e com um mestrado em Tecnologia Farmacêutica, Patricia Fitermen acompanhou sempre de perto a evolução do negócio do pai. “Compreendi o verdadeiro significado da produção e, lentamente, apaixonei-me por tudo o que esta área representa”. Quando se licenciou, em 1999, passou a trabalhar a tempo inteiro na empresa da família. Como o pai tinha alguns problemas de saúde teve necessidade de assumir algumas das suas responsabilidades.

Como enfrentou a decisão de assumir a liderança do negócio fundado pelo seu pai? Quais foram os maiores desafios?

Não posso dizer que estava preparada ou que era a altura certa, mas há momentos na vida em que temos de aceitar as coisas como elas são e encontrar formas de seguir em frente. Aprendi ao longo do caminho, com as pessoas que já estavam na empresa. Compreendi que, para fazer as coisas ainda melhor, para crescer, precisava de alargar a equipa e trazer para o meu lado pessoas mais competentes. É assim que, hoje, estou rodeada tanto de antigos colegas da universidade – relações que duram há quase 30 anos -, como de especialistas da nova geração, todos e cada um deles altamente formados e qualificados na sua área de atividade específica. Olhando para trás, foram 30 anos em que aprendi imenso, desenvolvi muitos projectos e estou confiante de que continuarei neste caminho com a mesma determinação e paixão.

Como se iniciou a vossa internacionalização e em que países é que a Fiterman Pharma já está presente com as suas marcas?

A presença dos nossos produtos para além das fronteiras da Roménia desenvolveu-se naturalmente, e hoje temos o orgulho de dizer que mais de 120 produtos do portfólio da Fiterman Pharma estão disponíveis em 20 países da Europa, como a Albânia, a Bulgária, a Bélgica, a Alemanha, a Irlanda, a Espanha, Portugal, entre outros. Estamos no Médio Oriente e Norte de África, em países como o Iraque, na Jordânia, na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos.

Qual é neste momento o vosso volume de negócios? E onde está localizada a vossa produção?

Posso dizer que conseguimos construir um modelo de negócio único na Roménia – um negócio integrado de produção e distribuição, que atingiu em 2024 um volume de negócios de cerca de 50 milhões de euros. Temos mais de 400 funcionários, e duas fábricas com certificação GMP na Roménia, que totalizando mais de 10.000 metros quadrados. Temos ainda cinco centros de distribuição em todo o país, através dos quais asseguramos a entrega dos nossos produtos a hospitais, farmácias, lojas de saúde e clientes do comércio moderno.

Qual é a vossa estratégia de crescimento global? Que planos têm para os próximos anos?

O nosso foco no crescimento futuro envolve a expansão da nossa presença em mercados estrangeiros, o reforço de parcerias e a adaptação contínua dos nossos produtos para satisfazer as diversas necessidades das comunidades internacionais de cuidados de saúde. Ao dar prioridade à inovação e à qualidade, o nosso objetivo é construir uma presença global de confiança e ter um impacto positivo nos resultados de saúde em todo o mundo.

A marca pretende agora entrar no mercado nacional. Qual é a vossa estratégia de internacionalização na Europa, e concretamente no mercado nacional?

Os nossos planos incluem uma expansão estratégica, tanto horizontal como vertical, em toda a Europa e em mercados não europeus. O nosso objetivo é abordar os novos mercados de forma gradual, dando prioridade à consolidação de cada parceria em cada novo mercado antes de avançarmos mais. O nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável leva-nos a fornecer consistentemente produtos de alta qualidade.

Um dos nossos principais objetivos é continuar a investir em investigação e desenvolvimento para promover a inovação e introduzir novas soluções farmacêuticas adaptadas às necessidades específicas do mercado português.

Mas, mais concretamente, de que forma vão atuar em Portugal? Vão ter presença direta no país, ou haverá parcerias com empresas locais, ou haverá outras formas de abordar o território português?

A distribuição dos produtos fabricados pela Fiterman Pharma é realizada em Portugal com o apoio especializado do nosso parceiro, a Gameiros, um distribuidor com 30 anos de experiência neste setor. Em Portugal temos já cinco produtos disponíveis, centrados na saúde digestiva. São eles o Digex Plus, o Emetix, o Gastimax Med, o Balonix Med, e o Laxit Med.

Qual é o valor das receitas que pretendem alcançar no mercado nacional?

Nesta fase, em conjunto com o nosso parceiro em Portugal, estamos a estabelecer ativamente a nossa presença no mercado português. Estamos a fazer investimentos significativos em iniciativas de marketing para criar um forte reconhecimento e confiança na marca, tirando partido da elevada qualidade dos produtos fabricados pela Fiterman Pharma. Dadas as afinidades culturais e linguísticas entre os nossos países – tais como as raízes latinas partilhadas, tradições culinárias semelhantes e valores alinhados – acreditamos que o mercado está bem posicionado para as nossas ofertas.

Estamos confiantes de que, adaptando-nos às necessidades locais e mantendo preços competitivos, seremos capazes de alcançar uma forte penetração no mercado e gerar um sólido volume de negócios a médio prazo.

“Congratulamo-nos com o facto de os produtos fabricados pela Fiterman Pharma já se encontrarem em Portugal, e pretendemos aumentar o seu número para podermos dar resposta a ainda mais necessidades dos portugueses”, diz a CEO da empresa.

Que outras ambições têm para o futuro?

Creio que as nossas ambições são, na verdade, os três princípios que nos guiaram desde o início: a qualidade dos nossos produtos, as pessoas com quem construímos e os doentes para os quais procuramos constantemente as soluções certas para satisfazer as suas necessidades em constante evolução, juntamente com o desenvolvimento contínuo de produtos inovadores que possam chegar ao maior número possível de pessoas e melhorar verdadeiramente as suas vidas. É exatamente por isso que nos congratulamos com o facto de os produtos fabricados pela Fiterman Pharma já se encontrarem em Portugal, e pretendemos aumentar o seu número para podermos dar resposta a ainda mais necessidades dos portugueses.

Por exemplo, desenvolvemos várias linhas dermocosméticas inovadoras e orientadas para os resultados, que estou ansiosa por introduzir no mercado português. Entre elas está a Minoxicapil, especialmente desenvolvida para pacientes que sofrem de queda de cabelo. Os cuidados com a pele são também um ponto fulcral para nós e esforçamo-nos constantemente por encontrar as soluções mais eficazes para cada faixa etária.