Um ano depois de anunciar a reestruturação da Bosch Building Technologies, a multinacional alemão Bosch, avança com a venda do negócio de produtos de tecnologia de segurança e comunicações à Triton. A operação envolve a unidade do grupo em Ovar, onde trabalham 1.200 pessoas.
Quando comunicou a decisão de alienar "a maior parte do negócio de produtos” e realinhar a Bosch Building Technologie, em outubro de 2023, a multinacional disse ao Expresso não ter elementos para poder falar sobre o impacto concreto da decisão na sua fábrica de Ovar. Já este ano, na apresentação dos resultados da multinacional, a administração passou a mensagem de que não estavam postos de trabalho em causa no país.
No comunicado publicado esta quinta-feira, sobre a venda à Triton, não há qualquer referência a Portugal ou a Ovar. “Após a transação, a Bosch Building Technologies contará com cerca de 8.000 colaboradores em 8 países”, diz apenas comunicado.
Ao Expresso, fonte do grupo afirma não ter mais informações para além do comunicado oficial onde apenas é referido que “o comprador assumirá os 4.300 trabalhadores em mais de 90 localizações” e a operação abrange todo o negócio de produtos da Bosch Building Technologies, incluindo as unidades de negócios de Vídeo, Acesso e Intrusão e Comunicação.
Negócio para fechar até junho
A conclusão da transação está prevista para o final da primeira metade de 2025 e permite à divisão da Bosch Building Technologies concentrar-se no negócio de integração de sistemas e “beneficiar, no futuro, da digitalização e da crescente procura dos clientes por soluções integradas, inteligentes e interdisciplinares nas áreas de segurança de edifícios, eficiência energética e automação de edifícios”.
A empresa europeia de investimento Triton, focada em empresas europeias nos setores industrial, da saúde e dos serviços empresariais, assume, assim, as unidades de negócio de Vídeo, Controlo de Acesso e Intrusão, e Comunicação da Bosch, de acordo com o acordo assinado entre as partes esta quinta-feira.
Sobre a transação, a aguardar a aprovação das autoridades regulatórias, não foi divulgado o valor nem outros detalhes do contrato.
“Um comprador adequado”, diz Bosch
“O nosso objetivo era encontrar um comprador adequado que adquirisse as três unidades de negócio de tecnologia de segurança e comunicações e oferecesse aos colaboradores uma perspetiva para o futuro”, afirma Christian Fischer, vice-presidente do conselho de administração da Robert Bosch GmbH, responsável pela gestão de portfólio do Grupo Bosch.
"Alcançámos esse objetivo. A Triton apresentou uma estratégia de crescimento sustentável e credível para o negócio. Além disso, como investidor, pode oferecer um elevado nível de conhecimento industrial e muitos anos de experiência a desenvolver empresas comparáveis”, acrescenta.
Como parte da sua reorganização, a divisão Bosch Building Technologies irá concentrar-se no negócio de integração regional, com soluções e serviços para segurança de edifícios, eficiência energética e automação de edifícios, com a ambição de ser “fornecedor líder global em integração de sistemas”, que inclui a integração de produtos com sistemas de deteção de incêndios.