O Banco Central Europeu (BCE) vai proceder a várias atividades de pesquisa e experimentação junto de cidadãos para reunir as suas preferências e tê-las em conta nas decisões sobre o futuro euro digital.
Segundo o BCE, estão previstas ações de perceção quantitativas e qualitativas nos próximos meses, incluindo pesquisas e entrevistas online. As ações vão concentrar-se em grupos-alvo, como consumidores ou pequenos comerciantes. As conclusões serão publicadas em meados de 2025.
O BCE lançou ainda cinco convites à apresentação de candidaturas para estabelecer acordos-quadro com potenciais fornecedores de componentes do euro digital e serviços relacionados, para garantir que o Eurosistema esteja preparado para começar a desenvolver um euro digital no futuro, refere o BCE em comunicado.
Os convites à apresentação de candidaturas visam, entre outras, desenvolver transações mais simples entre utilizadores e intermediários usando pseudónimos simples em vez de longos números de conta; ou o desenvolvimento de componentes de gestão de fraudes e riscos, que proporcionaria apoio adicional aos intermediários na identificação de transações fraudulentas.
Paralelamente, o BCE informa que se junta às principais partes interessadas, incluindo comerciantes, fornecedores de serviços de pagamento, empresas de fintech e universidades, para formar parcerias de inovação para testar pagamentos condicionais (ou seja, pagamentos que são feitos automaticamente quando condições predefinidas são atendidas) e explorar outros casos de uso inovadores para um euro digital. Um relatório de resultados deve ser publicado em julho de 2025.
O BCE recorda que o Conselho do BCE decidirá sobre a possível emissão de um euro digital somente quando a legislação relevante for adotada.