
O Banco Central Europeu (BCE) anunciou esta quinta-feira que as taxas de juro vão voltar a descer.
De acordo com um comunicado divulgado esta quinta-feira, o BCE informa que decidiu reduzir as três taxas de juro diretoras em 25 pontos base.
É a sétima redução desde que o BCE iniciou este ciclo de cortes em junho de 2024.
As taxas de juro aplicáveis à facilidade permanente de depósito, às operações principais de refinanciamento e à facilidade permanente de cedência de liquidez serão reduzidas para, respetivamente, 2,25%, 2,40% e 2,65%.
O BCE justifica a decisão com o facto de o processo de “desinflação estar bem encaminhado”.
“A inflação continu a evoluir de acordo com as expectativas dos especialistas, tendo tanto a inflação global como a inflação subjacente diminuído em março. A inflação dos serviços também registou um abrandamento acentuado nos últimos meses. A maioria das medidas da inflação subjacente sugere que a inflação se fixará, de forma sustentada, em torno do objetivo de médio prazo de 2% fixado pelo Conselho do BCE.”
Em comunicado, o BCE alerta, no entanto, que apesar da “economia da Zona Euro tem vindo a ganhar alguma resistência aos choques mundiais, as perspectivas de crescimento deterioraram-se devido ao aumento das tensões comerciais”.
“O aumento da incerteza é suscetível de reduzir a confiança das famílias e das empresas, e a reação adversa e volátil do mercado às tensões comerciais é suscetível de ter um impacto mais restritivo nas condições de financiamento. Estes fatores podem continuar a pesar sobre as perspectivas económicas.”
Na última reunião, em março, o BCE cortou igualmente os juros em 25 pontos base.