
Angola anuncia espaço fixo em Coimbra, uma das mais antigas cidades de Portugal, e uma marca que promete elevar os sabores do país ao reconhecimento global.
O país africano participou nos mercadinhos da margem esquerda, a sua presença foi um “verdadeiro sucesso” e, está a conquistar paladares e a fortalecer a sua presença em Portugal.
Segundo uma nota a que a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso, a tenda, decorada com cores vibrantes e aromas típicos, atraiu muitos visitantes curiosos por descobrir os sabores autênticos do país que procuravam produtos tradicionais como o gindungo e o mel angolano.
“Além dos produtos mais procurados, merecem também destaque os chás tradicionais e o extrato de caroço de abacate, que chamaram a atenção pelos seus benefícios para a saúde. Os chás, elaborados com plantas angolanas, são reconhecidos pelas suas propriedades medicinais e relaxantes, enquanto o extrato de caroço de abacate se destacou pelo seu alto teor antioxidante e capacidade de reforçar o sistema imunitário, despertando grande curiosidade entre os visitantes”, lê-se no documento.
O sucesso do gindungo, do mel, dos chás e do extrato de abacate, explica a nota, são um reflexo do interesse crescente pelos produtos de origem africana, criando oportunidades para futuras parcerias e expansão no mercado europeu.
No evento, realça o mesmo documento, foi também apresentada a nova marca que irá representar os produtos angolanos no mercado europeu: Múcua&Co.
“O nome inspira-se na múcua, fruto icónico do imbondeiro, símbolo de resiliência e riqueza natural de Angola. A marca nasce com o propósito de levar a autenticidade dos sabores angolanos além-fronteiras, destacando-se pela qualidade, sustentabilidade e respeito pelas origens”, explica o comunicado.
Durante o evento, refere ainda a nota, a tenda angolana recebeu a visita do presidente do município de Coimbra, José Manuel Silva, a quem foi anunciada a abertura de uma loja física na Baixa da cidade.
O autarca, acrescenta o documento, mostrou-se extremamente satisfeito com a novidade, afirmando que “é sempre bom diversificar e trazer novas culturas para o comércio local”.
“A tenda contou ainda com a presença especial da Adida Comercial da Embaixada de Angola em Portugal, Paula Francineth, que destacou a importância desta iniciativa para o fortalecimento das relações comerciais entre os dois países e para a promoção dos produtos angolanos no mercado europeu. A diplomata elogiou o esforço dos produtores em levar o que de melhor se faz em Angola para o exterior, reforçando o compromisso da Embaixada em apoiar projectos deste género”, frisa a nota.
A participação nos Mercadinhos, assegurou o documento, reforça a importância de estreitar laços comerciais e culturais entre Angola e Portugal, permitindo que produtos de excelência cheguem a um público mais vasto e valorizando o trabalho dos produtores angolanos.