A AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal contratualizou 420 milhões de euros em investimentos no país no ano passado, revelou o ministro da Economia, Pedro Reis, em entrevista ao Jornal de Negócios e Antena 1.

O montante representa um aumento significativo face ao investimento contratualizado em 2023, que, segundo avançou ao jornal Eco o atual presidente da AICEP, Ricardo Arroja, se cifrou em 40 milhões de euros.

O investimento efetivamente contratualizado equivale apenas a uma pequena parte dos cerca de 3,5 mil milhões de euros de investimento captado para Portugal naquele ano, segundo já havia anunciado o ex-presidente da AICEP, Filipe Santos Costa, afastado da instituição pouco após a tomada de posse do atual Executivo.

Na entrevista ao Jornal de Negócios e Antena 1, Pedro Reis afirmou que a contratualização do investimento é uma "prova de força e de confiança". "São contratos para os próximos 10 anos que começarão já a ser executados", notou o governante, indicando que estão associados à criação de mil empregos diretos, em várias áreas de atividade.