
É na Marinha Grande, um dos principais polos tecnológicos e industriais do País, que começa a história da Plásticos Futura. É preciso recuar até 1977 para acompanhar as origens desta empresa nacional, responsável, então, pela produção de embalagens para alimentos. Quase 50 anos depois, o seu caminho faz-se não só da diversificação do negócio, mas também de competitividade além-fronteiras, integrando hoje um dinâmico conglomerado industrial – o Grupo Futura.
Todas as boas histórias são feitas de números, e os do Grupo Futura são essenciais para compreender o seu sucesso. A começar pela faturação, que quase sextuplicou em seis anos. Em 2024, o grupo faturou mais de 20 milhões de euros, contra 3,5 milhões em 2018. Segundo XXXX, XXX do Grupo Futura, este crescimento exponencial resulta da “combinação de fatores estratégicos e de uma cultura empresarial fortemente enraizada na inovação e eficiência operacional”.
O que começou por ser um negócio de transformação de matéria plástica e produção de embalagens, hoje estende-se a múltiplas indústrias, incluindo a agroalimentar, embalagens alimentares, utensílios para cozinha e casa, comércio digital, indústria militar, metalurgia e, mais recentemente, blockchain e Inteligência Artificial. “Cada nova área de atuação foi escolhida para complementar as operações existentes, criando uma rede interligada de negócios que maximiza sinergias e partilha recursos e conhecimento”, informa o grupo.
Inovação e eficiência: o drive da ambição
Neste quase meio século de operação, há elementos diferenciadores que saltam à vista, como a eficiência operacional e uma aposta constante na inovação. “Desde o início, a empresa cultivou um ADN de velocidade de decisão e capacidade de
execução, permitindo transformar desafios em oportunidades”, revela XXX. E acrescenta: “O que nos distingue é precisamente esta mentalidade de ação imediata”. A inovação é um dos motores do grupo. “Cada novo projeto nasce com um propósito claro: ser referência no setor. Quando nos envolvemos em qualquer iniciativa, a nossa premissa é simples – ou nos tornamos líderes, ou não avançamos”, remata XXX.
O investimento em tecnologia de ponta tem sido “um pilar essencial”, permitindo “otimizar processos, melhorar a eficiência produtiva e criar soluções inovadoras”, confirma. Em 2014, o grupo adotou sistemas de produção robotizada e está a investir em tecnologia de última geração para criar produtos inteligentes e conectados. São exemplos os passaportes digitais e chips de comunicação; placas de circuito eletrónico para embalagens inteligentes; e produtos digitais, como utensílios de cozinha que monitorizam o uso e a necessidade de reposição.
Compromisso com o futuro
Inovação e sustentabilidade são cada vez mais indissociáveis. Como membro do Consórcio “Sustainable Plastics”, o Grupo Futura compromete-se a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 30% e a desenvolver produtos sustentáveis.
Em 2019, integrou produtos reutilizáveis em substituição dos de uso único e, em 2021, especializou-se em tecnologia para fabrico de embalagens com In-Mould Labelling (IML), um processo menos poluente que elimina o uso de etiquetas adesivas e colas, tornando a reciclagem mais eficiente e com menos desperdícios.
Excelência também além-fronteiras
Da Marinha Grande para o mundo, mas de forma sustentada e diversificada. Foi assim que a equipa de gestão planeou a internacionalização do grupo, fazendo desta uma das suas principais conquistas. E não é para menos. Em 2018, exportar não
passava de um desejo. Hoje, as exportações representam mais de 50% do volume de negócios do grupo, que está presente em 50 países. “O nosso foco principal está na Europa, especialmente nos mercados mais exigentes e tecnologicamente avançados. Operar nestes mercados desafia-nos constantemente a manter padrões de qualidade superiores e a estar sempre na vanguarda da inovação”, explica XXXX.
Esta é uma história em construção, com muitos capítulos por escrever. Para XXX, mais do que traçar uma linha reta, trata-se de “manter uma abordagem ágil e dinâmica” e uma estrutura “pronta a inovar e evoluir conforme as tendências emergentes”.
Este conteúdo foi produzido em parceria com o Grupo Futura.