O ciclista espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates) recuperou, graças às bonificações do sprint intermédio, a liderança da Volta à Catalunha, após a quinta etapa, esta sexta-feira ganha pelo britânico Matthew Brennan (Visma-Lease a Bike).

O jovem britânico, de 19 anos, somou a segunda vitória na 104.ª edição da corrida catalã, depois de já ter vencido a primeira etapa, num dia em que Ayuso voltou a ultrapassar o esloveno Primoz Roglic (Red Bull-BORA-hansgrohe) na liderança, agora por apenas um segundo, depois de ter sido segundo no sprint intermédio.

Já depois da passagem pelo sprint intermédio e, no momento em que era apanhado o francês Enzo Paleni (Groupama-FDJ), derradeiro resistente da fuga inicial de sete ciclistas, a Visma-Lease a Bike, a INEOS e a Movistar aproveitaram os ventos laterais, a pouco mais de 20 quilómetros da meta, para cortar o pelotão e reduzi-lo a pouco mais de 30 unidades.

Num grupo reduzido, Brennan impôs-se claramente no sprint, vencendo em 3:28.14 horas, após os 165,9 quilómetros entre Paüls e Amposta, o mesmo tempo do neerlandês Tibor del Grosso (Alpecin-Deceuninck) e do checo Pavel Bittner (Picnic PostNL), segundo e terceiro, respetivamente.

O segundo ganho no sprint intermédio permitiu a Ayuso recuperar a liderança a Roglic, com esse mesmo tempo de vantagem, passando a ter 21 segundos à maior sobre o espanhol Enric Mas (Movistar).

Os 'abanicos' acabaram por 'vitimar' apenas dois ciclistas do top 10, com o belga Lennert van Eeetvelt (Lotto) a cair duas posições, para oitavo, e o norte-americano Matthew Riccitello (Israel-Premier Tech) a descer de oitavo para 12.º.

O português Afonso Eulálio (Bahrain-Victorius) terminou a etapa na 105.ª posição, a 4.41 minutos, caindo para o 70.º lugar, a 30.43.

Este sábado sábado, corre-se uma das mais duras etapas desta edição da Volta à Catalunha, com 159 quilómetros entre Berga e Queralt, com quatro contagens de montanha, entre as quais uma de categoria especial e duas de primeira categoria, uma coincidente com a meta.