As notícias em torno de uma possível saída de Max Verstappen da Red Bull antes do final do seu contrato, que expira no final de 2028, está a ganhar força, e a criar uma verdadeira avalanche.

Muitos analistas acreditam que a atual temporada de Fórmula 1 será a última de Max na equipa de Milton Keynes e a quebra de rendimento do neerlandês ao volante do Red Bull sustenta as previsões. O consultor Helmut Marko confirmou a possibilidade e até sugeriu que o tema será particularmente relevante durante o verão, altura em que se espera que Max ative a a cláusula que lhe permite sair antecipadamente.

Mas que cláusula é esta que existe no contrato do tetracampeão mundial? A maioria das fontes apontam para uma cláusula de desempenho, mas o que quer dizer realmente isso?

Segundo o jornal britânico The Daily Mail, Verstappen pode rescindir o seu contrato com a Red Bull se, no verão, estiver abaixo do terceiro lugar na classificação de pilotos. No entanto, não é especificado quando, durante o verão, a cláusula pode ser ativada.

Atualmente, Max ocupa o terceiro lugar na classificação, com 6 pontos de vantagem sobre George Russell, da Mercedes, e à sua frente estão os dois pilotos da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri.