Em novembro, Valentino Rossi teve a oportunidade de dar mais um passo na sua carreira no automobilismo, ao testar no Bahrein o BMW M Hybrid V8 Hypercar. Foi a sua primeira vez num Hypercar, a principal categoria do Mundial de Resistência (WEC).

Numa entrevista ao YouTube oficial do campeonato, a lenda do MotoGP falou das suas sensações no carro bávaro: ‘Quando estás aqui, os Hypercar são o sonho para todos, porque é a Fórmula 1 dos protótipos – ou o MotoGP dos protótipos!’.

Rossi ficou particularmente impressionado com a velocidade do BMW, tal como a sua potência, aderência e carga aerodinâmica, como referiu:

O carro é muito empolgante, porque é 15 segundos mais veloz do que o LMGT3, e tem muita potência, pelo que a reta é muito mais curta. E também, o carro tem uma aderência muito boa e tens a carga aerodinâmica. Então, é um verdadeiro carro de corridas.

Apesar de ser um carro totalmente novo e exigente do ponto de vista físico, Il Dottore sentiu-se confortável desde o início: ‘Senti-me confortável com o carro e com os pneus desde a primeira volta. O carro é estável e é preciso quando o pilotas. Também quando aceleras é suave, e podes levá-lo mais ao limite. Fisicamente é, igualmente, mais exigente, mas a sensação é boa’.

O dia de testes no Hypercar da BMW correu melhor do que as expectativas de Rossi, como o próprio confessou: ‘É mais do que eu esperava. Mas fui bom, o meu ritmo foi bom também em ritmo de corrida, e igualmente quando experimentei para a qualificação fui capaz de melhorar muito o meu tempo de volta. Estou muito perto do topo, e honestamente esperava ter um bocado mais de problemas’.