A Pertamina Enduro VR46 é agora a principal equipa satélite da Ducati no MotoGP, mas o seu proprietário, Valentino Rossi, não fala diretamente com o construtor de Borgo Panigale.

O ex-piloto tem uma carreira muito ligada à Yamaha, apesar de ter disputado duas épocas com os italianos – com pouco sucesso, sendo o único sítio em que não conseguiu lutar por títulos na categoria rainha.

Uccio Salucci, diretor de equipa, explicou ao site SPEEDWEEK.com que o que Rossi tem a transmitir à Ducati passa por si: ‘Ele não fala com ninguém [na Ducati]. O Vale fala-me a mim, eu falo com a Ducati’.

O dirigente italiano referiu que Il Dottore está envolvido em tudo na gestão da equipa, acompanhando os detalhes nos bons e nos maus momentos. E falou do funcionamento da estrutura:

É assim: basicamente, eu e o Vale falamos ao telefone todos os dias e falamos sobre tudo. No entanto, é menos sobre questões técnicas. Recolhemo-las em minutos, organizamo-las e depois temos uma grande reunião técnica a cada três meses.

Sobre o contacto com a Ducati, Salucci afirmou: ‘É parecido a outras equipas, também trabalhamos em diferentes níveis. O Pablo [Nieto, gestor de equipa] cuida mais do negócio do dia-a-dia. Ele fala diretamente a Mauro Grassilli. Eu comunico diretamente com Gigi Dall’Igna. Isto tem em conta questões gerais, incluindo contratos’.