Gustavo Silva esteve três meses parado, devido a uma lesão muscular na coxa esquerda, sendo que já era o melhor marcador do V. Guimarães, na altura. Durante o período em que esteve a recuperar (de 3 de janeiro a 5 de abril), nenhum dos seus companheiros ameaçou o seu reinado no topo dos goleadores. Agora, o avançado brasileiro está de volta e não perdeu, nem um pouco, a sua veia goleadora.

O extremo, de 25 anos, voltou aos convocados na jornada 28, frente ao Santa Clara, saltou do banco e faturou. Já na última ronda da Liga, Gustavo Silva foi absolutamente decisivo ao ter apontado o único golo dos conquistadores que somaram os três pontos, na deslocação ao reduto do Gil Vicente, e com a derrota dos açorianos, frente ao Sporting (0-1), estão agora isolados na 5.ª posição - com mais dois pontos - que pode garantir acesso às competições europeias na próxima temporada.

Com este regresso bombástico, o jogador contratado ao Nacional no último verão vai ganhando preponderância e pode mesmo ter a sua oportunidade no onze já na receção dos vimaranenses ao Benfica (30.ª jornada), no próximo sábado. Golos são essenciais para se vencerem jogos e, por isso, Luís Freire quererá o seu homem-golo de início, até porque os restantes extremos não estiveram, particularmente, felizes no último encontro.

Os jogadores que, normalmente, jogam na frente de ataque do V. Guimarães não têm dado conta do recado, algo que fica bem patente pelo facto de não terem conseguido ultrapassar Gustavo Silva como goleador máximo - dez tentos em todas as competições -, quando este esteve três meses ausente dos relvados. Quem mais se aproxima é um médio, pois João Mendes totaliza sete golos e o ponta de lança mais utilizado, Nélson Oliveira, apenas faturou em seis ocasiões.

Assim, tendo em conta o último onze apresentado por Luís Freire, em Barcelos, Gustavo Silva pode surgir no lugar de Vando Félix, ocupando o lado esquerdo do ataque e formando o trio com Telmo Arcanjo e Nélson Oliveira. Também Tiago Silva, que ficou de fora da partida com o Gil Vicente devido a um traumatismo no pé direito, deve recuperar na totalidade e a tempo de ser opção para o encontro com as águias, podendo também ele regressar ao onze. Neste caso, o médio regressa à parelha com Tomás Handel, na zona mais recuada do centro do terreno e Samu volta para a condição de suplente.