
A 8 de março de 1950, o primeiro Transporter - ou T1 - saiu da linha de produção em Wolfsburg. Desde então, seguiram-se mais de 12,5 milhões de unidades - produzidas em Hanover a partir de 1956.
Desde o T1 até à sexta geração T6.1, uma plataforma serviu de base para todas as derivações - desde carrinhas a ícones de autocaravanas. Mas a era da mobilidade elétrica obrigou a uma transformação e, consequentemente, a uma mudança de paradigma. O atual Multivan marcou o início de uma nova era em 2021 - um familiar de sete lugares, disponível pela primeira vez com uma opção de motorização híbrida plug-in.
A primeira geração de uma versão totalmente elétrica em produção em larga escala seguiu-se em 2022 com o ID. Buzz.
Em 2025, a também nova gama Transporter é lançada como terceira série de modelos. Em vez de uma viatura que se transforma nas várias versões necessárias, temos agora três pilares com seis modelos base: a Multivan e a California com base no chassis MQB, o ID. Buzz e o comercial ID. Buzz Cargo, com base na plataforma elétrica MEB e o Transporter e a Caravelle, com uma plataforma desenvolvida para usos profissionais. Todos eles transportam o ADN multifunções do T1, mas conseguem ir mais longe no que oferecem com os seus projetos independentes
A Europa teve de se reinventar em 1950 e, com ela, sobretudo a República Federal da Alemanha, que havia sido fundada um ano antes. O americano Bing Crosby era a superestrela musical da época, Elvis Presley ainda era um adolescente, a 8 anos de fazer o serviço militar na Alemanha e Paul McCartney estava a sete anos de encontrar John Lennon na igreja do bairro em que viviam. Enquanto a música rock estava prestes a ser inventada, a Volkswagen já produzia um pequeno automóvel pelo quinto ano consecutivo, um carro que fazia sucesso em todo o mundo: o Carocha, também conhecido como Type 1. Durante este período, a 8 de março, a Volkswagen iniciou a produção em série de uma segunda linha de produtos: a Transporter. Internamente, chamavam-lhe simplesmente Type 2. Era ainda uma página em branco na história do automóvel. Mas uma que era aguardada com grande expectativa. Sobretudo porque as empresas da República Federal da Alemanha - impulsionadas pelo milagre económico emergente - necessitavam urgentemente de uma carrinha acessível. Também era necessário encontrar um nome para o Type 2. Já em 1949, a Volkswagen tentou registar o nome 'Bulli' no instituto de patentes. No entanto, outra empresa já tinha garantido os direitos para um limpa-neves.
Um azar, ou talvez não: porque o nome Bulli acabou por chegar aos fãs de qualquer forma, tornando-se o nome não oficial da carrinha para os países de língua alemã. Em Portugal, o Transporter (nome oficial) ficou conhecida por 'Pão de forma'.
Um ícone 'Flower powerŽ
Dezenas de milhares de jovens reuniram-se no Monterey Pop Festival, na Califórnia, em 1967. Os Beatles lançaram Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, um dos álbuns mais importantes de todos os tempos. No meio desta banda sonora da época, fez a sua estreia a segunda geração: o T2. É a geração com a qual os baby boomers de hoje cresceram, a carrinha com que os serviços postais entregavam encomendas, com a qual os artesãos da Europa iam trabalhar e na qual polícias e paramédicos cumpriam o seu dever. Como autocaravana, o T2 tornou-se um veículo indestrutível para os aventureiros globais. Em agosto de 1969, músicos como Jimi Hendrix e Joan Baez fizeram história em Woodstock. E, no meio de tudo isto, estava o 'Pão de forma'. Três dias de paz e música em Woodstock, onde foi tirada a mais famosa de todas as fotografias do 'Pão de forma': a imagem da "flower power T1" - a Light Bus - com um casal no seu tejadilho. A fotografia ficou gravada na memória coletiva da humanidade e transformou o modelo num ícone da liberdade automóvel. Esta T1 foi criada e pintada pelo artista Dr. Bob Hieronimus, que ainda hoje mantém uma ligação especial com a VW 'Pão de forma' e criou, em 2023, uma interpretação moderna chamada Earth Buzz.
A Multivan e a California atuais - desde 2021 a 2024
Em novembro de 2021, a Volkswagen introduziu uma nova geração da Multivan. Pela primeira vez, a gama foi desenvolvida com base na plataforma modular transversal (MQB), abrindo um novo espectro de tecnologia para a linha. A nova Multivan tornou-se mais flexível, conectada e sustentável. Um dos marcos dessa evolução foi a introdução da opção de motorização híbrida plug-in já em 2021. Em meados de 2024, a Volkswagen apresentou a nova geração da California, baseada na versão longa da Multivan. Desde o final de 2024, tanto a Multivan como a California passaram a contar com uma versão híbrida plug-in com tração integral 4MOTION de série, tornando estes modelos ainda mais eficientes e adaptáveis. Graças à autonomia elétrica alargada, podem ser usados no dia a dia como veículos totalmente elétricos. Ao mesmo tempo, o sistema híbrido oferece grande autonomia combinada e tração otimizada para enfrentar terrenos acidentados - uma vantagem essencial para uma autocaravana. Tanto a Multivan eHybrid 4MOTION como a California eHybrid 4MOTION são os primeiros desta família a beneficiar da Classe 1 nas portagens com Via Verde desde que tenham mais de 5 lugares. Ambos ainda introduziram um sistema elétrico para a climatização estacionária. Esse recurso permite refrescar, ventilar ou aquecer o interior do veículo mesmo quando está parado, seja por intermédio da bateria de alta voltagem ou através da energia da rede elétrica durante o carregamento. Desta forma, é possível garantir um ambiente confortável antes mesmo de dar início a viagem.
Os atuais ID. Buzz e ID. Buzz Cargo
A 9 de março de 2022, a Volkswagen apresentou mundialmente a versão de produção do novo ID. Buzz, marcando o regresso do icónico VW 'Pão de forma' numa era totalmente eletrificada. Desde o início, o modelo foi lançado com duas variantes: o ID. Buzz Pro, voltado para as famílias, lazer e negócios, e o ID. Buzz Cargo, desenvolvido para responder aos requisitos de comércio, empresas e indústrias. Desde então, a gama ID. Buzz cresceu de forma significativa. Em 2024, a Volkswagen introduziu uma nova motorização elétrica de elevada eficiência, com 210 kW (286 CV) de potência e uma bateria de 79 kWh (úteis). Além disso, foi lançada uma variante com maior distância entre eixos e sete lugares, oferecendo mais espaço interior, estando dotada de uma bateria de 86 kWh (úteis) para maior autonomia. O grande destaque de 2024 foi o ID. Buzz GTX, o 'Pão de forma' mais potente de sempre, com 250 kW (340 CV) e tração integral.
Encontros Internacionais
O 75º aniversário será celebrado a nível internacional. Por exemplo, no Salzburgring, na Áustria, de 16 a 18 de maio, bem como em Espanha e na República Checa, de 23 a 25 de maio. Estão previstos inúmeros outros encontros durante o ano em diferentes países para homenagear o ŽPão de Forma'.