Está confirmada pela UEFA a criação de uma segunda prova europeia em Futebol Feminina. A Europa Cup vai iniciar-se em 2024/25 e Portugal vai passar a ter uma equipa direta na fase de grupos da Champions League.

A UEFA confirmou que a Europa Cup vai estrear-se em 2025/26. Através de comunicado, a entidade que rege o futebol europeu oficializou a criação de uma segunda prova europeia [equiparada à Europa League, em Masculino] para as equipas de Futebol Feminino.

«O Comité Executivo da UEFA aprovou “UEFA Women’s Europa Cup” como nome da recém-criada segunda competição de clubes femininos. Anunciado há um ano, o torneio será lançado na época 2025/26, assinalando um marco significativo na evolução do futebol feminino europeu. A Europa Cup dará a mais equipas a oportunidade de se testarem contra adversários continentais, proporcionando um maior incentivo ao investimento a nível nacional. O nome da nossa segunda competição de clubes femininos foi cuidadosamente escolhido para ter eco junto dos adeptos – graças à UEFA Europa League masculina, “Europa” já é conhecido como um termo associado ao segundo escalão do futebol europeu de clubes, enquanto “Taça” realça o formato puramente eliminatório do novo torneio. A marca da competição e o novo troféu serão apresentados em 2025, antes do início da próxima época», escreveu a UEFA.

A Europa Cup vai contar com seis rondas, todas em eliminatórias: duas fases de qualificação, 16 avos de final, quartos de final, meias-finais e uma final a duas mãos. No total, serão 13 equipas [terceiras classificadas dos campeonatos domésticos com ranking situado entre o 8.º e o 13.º e segundas classificadas dos campeonatos cujos rankings estão fixados entre o 18.º e o 24.º].

Com a introdução da nova prova, Portugal passa a ter o seu campeão nacional de Futebol Feminino com acesso direto à fase de liga da Champions League a partir de 2025/26, sendo que as duas outras equipas vão às pré-eliminatórias.