O australiano Ben O’Connor (Jayco AlUla) fugiu hoje para a vitória na 18.ª etapa, subindo isolado o Col de la Loze, o ‘teto’ do Mundo na 112.ª Volta a França, onde Tadej Pogacar (UAE Emirates) chegou sem ameaças de maior e reforçou a liderança e manteve 'ajustada' a camisola amarela.

O corredor de 29 anos aguentou a perseguição dos favoritos para somar o segundo triunfo em etapas no Tour, no final dos 171,5 quilómetros que começaram em Vif e que só terminaram 5h03.47 depois. Depois do vice-campeão da Vuelta2024, o primeiro a surgir na neblina foi Tadej Pogacar com a sua camisola amarela que continua justa e difícil de arrancar. Passava 1,45 minutos.

Depois desta que foi a etapa ‘rainha’ da Volta a França deste ano, o esloveno da UAE Emirates lidera a geral com 4.26 minutos de vantagem sobre o dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), que foi terceiro a 1,54. O alemão Florian Lipowitz (Red Bull-BORA-hansgrohe), a 11.01 minutos, fecha o pódio mas tem agora marcação cerrada do britânico Oscar Onley (Picnic PostNL).

Nova aventura nos Alpes, durante os 129,9 quilómetros entre Albertville e La Plagne - com a meta a coincidir com uma contagem de categoria especial - é o que espera o pelotão, amanhã, sexta-feira, para a 19.ª etapa do Tour.