E tudo se resume a isto. Está na hora da final da Taça de Portugal. Torreense e Benfica voltam a encontrar-se para fechar um ciclo num dos palcos míticos nacionais.

É uma presença inédita do emblema de Torres Vedras no Jamor. Para chegar até aqui, disputaram cinco encontros. Venceram todos e não sofreram qualquer golo, tendo marcado dez. Nas meias-finais, eliminaram o SC Braga com um 3-0 na primeira mão e 0-2 na decisão.

Gonçalo Nunes, em conversa no Primeiro as Senhoras - podcast do zerozero exclusivamente dedicado ao futebol feminino - deu o mote às azul-grenás. «Aceitamos ser o David contra o Golias, mas vamos ao Jamor com confiança. Acreditamos que temos uma palavra a dizer e temos também capacidade para ganhar a Taça.»

Com um onze inicial certamente na máxima força, o SCUT quer continuar a fazer história esta época, depois do quarto lugar na Liga BPI - onde ficou a apenas um ponto do SC Braga e do acesso ao playoff da Liga dos Campeões - e de uma campanha notável na Prova Rainha.

Do lado do Benfica, o objetivo é exatamente o mesmo: vencer a Taça de Portugal e juntar mais um troféu ao palmarés da época. Depois do pentacampeonato e da Taça da Liga, resta levantar este troféu para fechar a época das águias.

Para além das lesionadas Lúcia Alves, Pauleta e Andrea Falcón, Filipa Patão também não poderá contar com Catarina Amado, após a lateral - que renovou com o emblema na passada quinta-feira - ter visto cartão vermelho na última jornada da Liga BPI diante do SC Braga.

«Eu costumo dizer que os jogos ganham-se no campo, e o que está para trás não influencia nada daquilo que vai ocorrer no futuro. Portanto, não podemos aqui falar de favoritos, podemos falar de duas muito boas equipas que merecem ambas estar neste palco e nesta final. Tenho a certeza absoluta de que a equipa mais concentrada, mais competente e no seu melhor dia será a que vai conseguir conquistar este troféu», referiu a técnica das águias, em conferência de imprensa de antevisão.

Será um dia histórico. Pelas 15 horas no Jamor, a última decisão entre Torreense e Benfica. As azul-grenás procuram o troféu inédito. As encarnadas seguem em busca da terceira conquista.

Onzes Prováveis

Torreense: Janny Belém, Jenna Tivnan, Carolina Correia, Bárbara Lopes, Bruna Ramos, Rafaela Rufino, Raquel Ferreira, Catarina Pereira, Ava Seelenfreund, Maile Hayes, Paloma Lemos

Benfica: Lena Pauels, Laís Araújo, Carole Costa, Christy Ucheibe, Anna Gasper, Chandra Davidson, Andreia Norton, Beatriz Cameirão, Marit Lund, Cristina Martín-Prieto, Nycole Raysla