Cimeira de candidatos à subida em Tondela, com uma moldura humana à altura e duas equipas a procurar ganhar vantagem no confronto direto, que pode ser decisiva no fim das contas em maio. Os tondelenses saíram mais sorridentes, depois de uma vitória que foi construída na segunda parte.
As duas equipas entraram em campo na expetativa, mas cedo se soltaram e partiram o jogo, dando aso a transições rápidas que meteram as duas defesas em sentido. O Penafiel tinha mais bola, mas as melhores oportunidade do primeiro tempo pertenceram mesmo à equipa da casa, sempre a partir do corredor direito e da sociedade Bebeto- Maranhão-Xavier.
O extremo português foi um autêntico rato atómico durante toda a partida e esteve perto de assistir Maranhão para o primeiro golo aos 12´, mas o extremo brasileiro perdeu ângulo depois de ultrapassar Manuel Baldé e rematou à malha lateral.
O trio de jogadores beirões voltou a fazer das suas aos 31´, mas, após uma bonita triangulação, Bebeto cruzou com precisão e Roberto rematou à meia volta ao lado da baliza defendida por Manuel Baldé. Destaque ainda para a lesão de Reko que saiu lesionado a meio do primeiro tempo, que terminou sem golos.
Na segunda parte, depois de um primeiro quarto de hora morno, Xavier deu um pontapé (e que pontapé) na monotonia foi dado por António Xavier. Aos 62 minutos, o homem do jogo recebeu a bola no corredor direito, cortou para dentro, ultrapassou dois adversários e rematou colocado para o primeiro golo do encontro.
O Penafiel sentiu o golo sofrido e apesar de continuar com o domínio da posse de bola cometia erros desnecessários na primeira fase de construção. Pedro Maranhão aproveitou o desnorte penafidelense para recuperar a bola em zona frontal subida e ficar com linha aberta para finalizar. Para azar do brasileiro, Manuel Baldé estava atento e esticou-se todo para evitar o segundo golo do Tondela.
Ainda assim, dava a sensação que a vitória não ia sair do Estádio João Cardoso e, a quinze minutos do fim, André Ceitil confirmou isso mesmo. O médio defensivo transformado em defesa central respondeu a um livre direto de Costinha com um autêntico míssil de cabeça para alargar a vantagem beirã.
Até ao final da partida, os comandados de Hélder Cristóvão tentaram, em vão, evitar a primeira derrota em sete jogos. Tondela e Penafiel somam agora os mesmos 37 pontos, com vantagem no confronto direto para a turma da casa. Ainda assim, a liderança da Liga 2 pode terminar o dia no Seixal, caso o Benfica B vença em Vizela.