O surfista de ondas gigantes Makai McNamara sofreu este domingo um grave acidente enquanto surfava na praia de Pipeline, no Havai. O sobrinho de Garrett McNamara ficou inconsciente, após bater com a cabeça, e teve de ser resgatado do mar por outros surfistas.

Um vídeo do momento do resgate foi publicado nas redes sociais e mostra o surfista profissional a ser retirado do mar agitado por vários surfistas e nadadores-salvadores, que iniciaram as manobras de reanimação assim que chegaram à areia.

Makai foi levado para o hospital, onde está agora sob vigilância. De acordo com o irmão, Landon McNamara, que estava no local quando tudo aconteceu, o surfista permanece estável nos cuidados intensivos.

"Trouxeram-no de volta à vida na praia. Os seus olhos voltaram a ter vida. Ele dizia palavras. Os sentimentos eram avassaladores. Ele agora está na Unidade de Cuidados Intensivos e a última atualização é que vai ser mantido a dormir nas próximas 72 horas."

Na publicação divulgada na segunda-feira nas redes sociais, Landon admitiu o quão "assustador" foi o momento da queda e agradeceu a todos os envolvidos no resgate e salvamento do irmão.

Também o pai Liam McNamara, lenda do surf em Pipeline, recorreu às redes sociais para confirmar que Makai está fora de perigo e a recuperar no hospital. Numa mensagem de vídeo, o irmão de Garrett McNamara agradeceu ainda a todos os que ajudaram a salvar o filho.

"Já se passaram 24 horas desde o acidente e ele está a recuperar (...) Vai continuar no hospital nos próximos dias e a única coisa que precisamos são orações contínuas."

Makai McNamara pertence a uma família de surfistas do Havai, que inclui o tio Garrett McNamara, o surfista que colocou a Nazaré nas 'bocas do mundo'.