As audiências da NBA têm diminuído esta época nos Estados Unidos e Shaquille O'Neal culpa a falta de criatividade das equipas. No entender do antigo poste, o jogo tornou-se pouco variado, o espetáculo é repetitivo e deu como exemplo o excesso de triplos.

"Tenho uma teoria: a audiência baixou porque estamos sempre a ver o mesmo. Hoje em dia todas as equipas atiram triplos. Todos estão a fazer as mesmas jogadas na maldita zona atrás da linha de lance livre, com o dribling e o step back. As audiências vão continuar a baixar, a menos que mudemos as coisas, como se fazia antes", considerou Shaquille O'Neal num podcast. 

Ainda no último domingo, no jogo Golden State-Dallas, foram marcados 48 triplos pelas duas equipas, algo nunca antes registado na NBA. Só Stephen Curry, o maior triplista da história da Liga, acertou 7! Meio a sério, meio a brincar, Shaquille O'Neal considera o base dos Warriors um dos responsáveis pela situação da audiência. "O Curry arruinou o basquetebol!"

O comissário da Liga, Adam Silver, discorda. "Este anos tivemos de competir umas World Series (de beisebol) com duas equipas (Dodgers e Yankees) muito atrativas. Conseguiram uma grande audiência", explicou, atribuindo também culpas da quebra das audiências a outros fatores, como as eleições para a presidência dos Estados Unidos.