Disputou-se a 22.ª jornada da Liga 2024/25, terminou a fase regular. Está tudo, finalmente, definido! [ver classificação no final] Que comece o play-off... depois da fase final da Taça Hugo dos Santos do próximo fim de semana.

Bem, na verdade, Benfica e FC Porto já sabiam, há duas rondas, que seriam respectivamente 1.º e 2.º classificados e o Galomar (12.º) que estava condenado a regressar à Proliga após duas épocas no escalão principal.

Faltava apenas definir quem teriam pela frente os dois melhores conjuntos do campeonato e quem acompanharia os madeirenses na descida ao terminar no 11.º lugar. Acabou por ser o Póvoa, que nas três temporadas em que esteve na Liga sempre conseguira disputar o play-off.

No entanto, na disputa pela manutenção com o Queluz, o conjunto da Póvoa de Varzim deitou tudo a perder ao ser derrotado ante o Imortal por 85-81, não tirando proveito do Queluz ter sofrido uma pesada derrota por 28 pontos (106-78) face ao… Galomar.

Queluz e Esgueira (9.º), que obrigou a Ovarense – que já tinha assegurado o 5.º posto - a lutar até ao último segundo para vencer por 84-85, estão fora do play-off, mas garantiram a manutenção e podem começar a planear a próxima temporada. Estão de férias.   

No entanto, havia ainda outra grande indefinição para esta jornada. Quem seria o 3.º classificado, com a curiosidade de Sporting e Oliveirense irem precisamente estar frente a frente. Os leões, que nos últimos encontros têm mostrado maior acerto e consistência, levaram a melhor em Oliveira de Azeméis por 75-86 e mantiveram-se no 3.º lugar.

Terão pela frente no play-off, que arranca a 10/11 de Maio e tem a primeira ronda discutida à melhor de três, o Galitos do Barreiro (6.º). Equipa sensação da segunda metade da fase inicial, 7 vitórias nos últimos 11 jogos, mas que nesta ronda não resistiu à ida à Dragão Arena enfrentar o FC Porto (87-82), que no play-off começa a defrontar o Imortal (7.º).

Já a Oliveirense (4.º), ainda assim ficou com o factor casa naquele que será o mais escaldante e emocionante dérbi regional, contra o eterno rival da Ovarense.  

Por fim, o tricampeão Benfica (1.º), única formação a só ter perdido um jogo em toda a fase regular, contra o FC Porto fora, e que não perde na Luz para o campeonato desde outubro de 2023, contando com o play-off. As águias disseram apenas um até já ao V. Guimarães (8.º), que derrotaram por 91-81, pois serão adversários nos quartos de final da segunda fase e os encarnados terão sempre o factor casa até à final.

Resumindo, vejamos o emparelhamento para o play-off: Benfica-V. Guimarães, FC Porto-Imortal, Sporting-Galitos do Barreiro e Oliveirense-Ovarense.