O Sporting estava a dar-se mal com os ares da Madeira, mas superou o incómodo que a funchalense Galomar lhe provocou até metade do segundo período e construiu uma vitória clara e segura, por 82-94, em jogo da 19.ª jornada da fase regular da Liga de basquetebol.

Os leões, terceiros classificados e sem margem de erro na luta pelo topo do campeonato, chegaram ao final dos primeiros dez minutos em desvantagem de quatro (20-16) perante madeirense que revelavam níveis de eficácia de lançamentos e ressaltos não condizentes com a última posição que ocupam na Liga.

A reação verde e branca veio no segundo período e de rompante. Os sportinguistas pressionavam defensivamente e melhoraram em todas as ações determinantes, rapidamente recuperando do atraso (15-28) para um avanço de nove pontos ao intervalo (35-44).

Com dois jogadores em destaque, Anthony Barber, autor com 22 pontos, dois ressaltos e três assistências, e Nicholas Ward, 18 pontos e 13 assistências, o Sporting instalou-se aos comandos da partida e não mais os perdeu, todavia, passando de disposição fortemente ofensiva para uma gestão dos proveitos.

De qualquer modo, a formação de Alvalade continuou a liderar os resultados dos períodos (25-27 no terceiro e 22-23 no quarto) e fechou a contenda com a tranquilidade de 12 pontos à maior.