O terceiro e último dia do Shakedown de Sepang trouxe um grande volume de atividades em pista, com a Yamaha a destacar-se como a marca mais ativa. A equipa japonesa aproveitou ao máximo a sessão para testar novas evoluções aerodinâmicas, chassis e eletrónica, enquanto Jack Miller, agora na Pramac Yamaha, liderou os tempos durante grande parte do dia.

Jack Miller domina o teste até ao momento

Desde o início da sessão, Miller mostrou um ritmo forte, estabelecendo o tempo mais rápido do teste com 1m58.103s, cerca de 0.154s mais rápido que Fabio Quartararo, da Monster Yamaha, garantindo assim uma dobradinha para a marca nipónica. Atrás deles, Pol Espargaró (KTM), Fermin Aldeguer (Gresini Ducati) e Aleix Espargaró (Honda) completaram o top 5.

Longas simulações de corrida

A sessão não foi apenas marcada por voltas rápidas, mas também por simulações de corrida. O estreante Ai Ogura, da Trackhouse Aprilia, impressionou ao realizar uma série de voltas contínuas, sugerindo que poderá estar a preparar-se para a exigência das corridas Sprint na temporada de MotoGP.

Augusto Fernández, por sua vez, passou todo o dia aos comandos da Yamaha M1, aproveitando a oportunidade para recolher dados essenciais para a marca, que testa um novo pacote aerodinâmico, ajustes eletrónicos e evoluções no motor.

Velocidades máximas e condições da pista

Ao longo do dia, os pilotos aproveitaram diferentes momentos para maximizar a sua performance. A meio da tarde, quando as temperaturas estavam mais elevadas, a ação em pista diminuiu, sendo esse o período escolhido para simulações de ritmo de corrida. No entanto, com a descida da temperatura no final do dia, o circuito voltou a ficar mais rápido.

Os registos de velocidade máxima também foram dignos de nota: Michele Pirro (Ducati), Miguel Oliveira (Pramac Yamaha) e Fermín Aldeguer (Gresini Ducati) atingiram os impressionantes 333,3 km/h, seguidos por Alex Rins (Monster Yamaha) com 331,3 km/h e Jack Miller com 330,3 km/h.

Novidades técnicas

Além dos tempos em pista, o Shakedown foi palco de desenvolvimentos técnicos importantes. Aleix Espargaró testou uma nova carenagem na Honda, com um design de efeito solo mais pronunciado. Já Fabio Quartararo surgiu com um novo pacote aerodinâmico na sua Yamaha, evidenciado por uma frente preta que indica mudanças na aerodinâmica.

A poucos dias do início dos testes oficiais de pré-temporada, o Shakedown forneceu pistas valiosas sobre o que esperar para a temporada de 2025 do MotoGP. Com Yamaha a mostrar sinais de evolução e Miller a demonstrar grande adaptação à nova moto, a luta pelo topo promete ser intensa.