
Samuel Soares, Geovany Quenda e Roger Fernandes são as grandes novidades nos convocados de Portugal para o Europeu de Sub-21, divulgados esta quinta-feira por Rui Jorge. Já sobre a integração de Samuel Soares, guarda-redes do Benfica cuja presença esteve em dúvida uma vez que era esperada a sua participação no Mundial de Clubes, o selecionador nacional explicou que foi possível devido ao contacto com os clubes.
"Fizemos toda a preparação como se esta situação não fosse possível. Nunca deixámos de manter o contacto com os clubes e houve a possibilidade e a cedência do Benfica em relação ao Samuel, a vontade do Samuel em vir e ficámos extremamente satisfeitos, por poder contar com alguém que está connosco neste percurso desde o início", assinalou.
Sobre o sportinguista Geovany Quenda, que tem feito parte das convocatórias da seleção principal, Rui Jorge assinalou a "mais-valia" que este acarreta e acredita que será um importante 'reforço' para a participação na fase final do Europeu.
"Pelo seu valor, obviamente é mais um jogador que vem acrescentar bastante ao nosso grupo. A partir do momento em que esteve na seleção principal, por si só é um sinal claro da sua mais-valia. É evidente que acredito que ele preferisse estar na nossa seleção principal, é o que quero que todos os jogadores pensem, mas há valores que têm sempre de ser respeitados", assinalou.
O técnico nacional de sub-21 mostra-se totalmente convicto de que o jogador, de 18 anos, que recentemente se sagrou campeão nacional ao serviço do Sporting, se aplicará ao máximo em prol da equipa nacional, independentemente do escalão: "Representar a nossa seleção, seja qual for o escalão, terá sempre de ser feito com o máximo entusiasmo e paixão".
Já a chamada de Roger Fernandes, extremo do Sporting de Braga nascido na Guiné-Bissau, que recentemente concluiu o seu processo de naturalização, justificou-a com a sua "inegável qualidade".
"É um jogador de inegável qualidade e já o teríamos trazido em março, porque já estaria disponível para representar a nossa seleção, mas esteve lesionado", elogiando ainda Mathias de Amorim e Lourenço Henriques, jogadores que se encontram também em estreia neste escalão.
O lote contempla 26 jogadores, mas, face ao regulamento, apenas 23 irão compor a convocatória definitiva, que será divulgada em 3 de junho.
Portugal irá disputar o Grupo C da fase final do Europeu de sub-21, cujos jogos se realizarão em Trencin, na Eslováquia. O primeiro jogo do conjunto luso terá lugar em 11 de junho, frente à França, às 20:00 portuguesas, seguindo-se a Polónia, no dia 14, igualmente às 20:00, e a Geórgia, no dia 17, às 17:00.