Liga Europa, 7.ª jornada: quinta-feira, 23 de janeiro de 2025, 17h45

A ANTEVISÃO: DRAGÕES, EM FASE DE TRANSIÇÃO, RECEBEM GREGOS NO DRAGÃO

No meio do momento conturbado da equipa, os dragões têm novo teste europeu de fogo. O FC Porto recebe o Olympiacos, campeão em título da Liga Conferência, em busca de entrar firmemente nas contas pelo apuramento direto para os oitavos de final na prova.

Com José Tavares no leme, depois de três derrotas consecutivas, frente a Sporting, para a Taça da Liga, e Nacional e Gil Vicente, para o campeonato, e consequente. Tudo isto além do facto de o clube azul e branco estar numa posição muito pouco confortável na luta pelos oito primeiros lugares (tem apenas oito pontos em seis jogos).

Aliado ao mau momento, o adversário dos azuis e brancos parece ter capacidade para dar seguimento à casa dos horrores vivida na Invicta. Os gregos não perdem há 16 jogos e até estão à frente do FC Porto nesta fase de liga, tendo perdido apenas na jornada inaugural da competição, frente ao Lyon (2-0), e já derrotado o SC Braga por uns esclarecedores 3-0. Além disso, venceu o Malmo (0-1) e empatou frente a Rangers (1-1), Steaua de Bucareste (0-0) e Twente (0-0).

Assim sendo, nos dragões, é difícil saber o que esperar. Com a mudança de treinador, pode ser a hipótese do regresso de Rodrigo Mora às opções iniciais. A boa entrada de Gonçalo Borges em Barcelos também lhe pode valer um bilhete para o onze portista. Já Wenderson Galeno poderá ser opção como extremo novamente, continuando Francisco Moura na lateral esquerda dos portistas.

Do lado dos gregos há muitas caras conhecidas. Gelson Martins, Chiquinho, Costinha Yaremchuk e os ex-dragões David Carmo e Sérgio Oliveira. A estrela da companhia é Ayoub Kaabi, que leva 17 golos esta temporada, mas o Olympiacos de Mendilibar vale-se pelo coletivo forte e coeso, com uma entreajuda enorme entre todos os jogadores, pelo que, só igualando esse espírito de amizade, mas, ao mesmo tempo, competitivo e combativo, poderá o FC Porto levar de vencida esta formação grega.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. As equipas gregas perderam as quatro últimas deslocações a Portugal.
  2. Nas 13 últimas deslocações a Portugal, as equipas gregas venceram em apenas uma ocasião.
  3. As equipas helénicas apresentam um histórico negativo a jogar em Portugal: em 27 jogos, somam quatro vitórias, quatro empates e 19 derrotas.
  4. O Olympiacos não apresenta um histórico muito positivo a jogar em Portugal: em nove jogos, soma seis derrotas, dois empates e apenas uma vitória.
  5. Em casa, o FC Porto não sofre golos há sete jogos.
  6. A jogar em casa, os dragões marcaram dois ou mais golos em todos os jogos realizados esta época.
  7. Em casa, os azuis e brancos ainda não perderam esta época: em treze jogos, soma doze vitórias e um empate.
  8. Na Liga Europa, o Olympiacos não perde há cinco jogos.
  9. Nos 22 últimos jogos, a formação grega só perdeu um.
  10. O clube helénico não perde há 16 jogos.

JOGADORES A TER EM CONTA

Nico González – Realizou, à imagem de toda a equipa, uma exibição mais apagada em Barcelos, tendo, inclusivamente, sido expulso. No entanto, penso que, nesta altura da época, já deu para perceber que é o jogador mais importante da equipa em termos técnico-táticos. Além de estar a realizar a época com mais contribuições para golo da carreira (já vão em onze, distribuídas por seis golos e cinco assistências), é o pêndulo da equipa no meio-campo, quando se pensava que esse “papel” fosse ser desempenhado por Alan Varela. Ataca, defende, dribla, passa, faz tudo com uma qualidade bem acima da média para a realidade do campeonato português.

Ayoub El Kaabi O avançado internacional marroquino, de 31 anos, regista, nesta altura, 17 golos e quatro assistências em 28 jogos realizados na temporada, sendo que, já na época passada, marcou 33 golos e fez três assistências, em 49 jogos, tendo sido uma das principais figuras da conquista da Liga Conferência por parte da formação grega. Números impressionantes, sendo este um avançado mais estático e possante com bola e não tão móvel, mas disponível para baixar e combinar com os restantes colegas de equipa, permitindo eventuais permutas posicionais com os mesmos.

XI´s PROVÁVEIS

FC Porto: Diogo Costa; Martim Fernandes; Nehuén Pérez; Otávio Ataíde; Francisco Moura; Alan Varela; Nico González; Rodrigo Mora; Gonçalo Borges; Wenderson Galeno; Samu Aghehowa

Treinador: José Tavares

«Vamos estar focados em nós. Naquilo que conseguimos controlar, podemos treinar e nas nossas potencialidades. Analisámos o adversário e sabemos o momento que passam, assim como o nosso. Posso garantir que vamos ter um FC Porto competitivo, forte e que vai lutar pela vitória. Temos cá homens de caráter, campeões que precisam de confiança».

Olympiacos: Kostas Tzolakis; Costinha; Panagiotis Retsos; David Carmo; Francisco Ortega; Chiquinho; Santiago Hezze; Yusuf Yazici; Gelson Martins; Kristoffer Velde; Ayoub El Kaabi

Treinador: José Luis Mendilibar

«Ainda que não estejam numa boa fase, o FC Porto em casa é sempre competitivo. Não é fácil ganhar-lhes e nós vamos tentar fazê-lo (…) Se já passaram muitos jogadores, é, em primeiro lugar, porque o clube já teve treinadores e diretores desportivos portugueses. É normal que tragam o que conhecem. Depois, se a aposta se mantém, é porque têm dado bom resultado».

PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 2-1 Olympiacos