![Presidente da IndyCar, Jay Frye, sai em meio a uma grande reestruturação da liderança para 2025.](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
Num mudança sísmica para a IndyCar, Jay Frye renunciou oficialmente ao cargo de presidente da IndyCar, com o presidente do Indianapolis Motor Speedway (IMS), Doug Boles, a assumir o cargo. Esta mudança consolida duas das posições de liderança mais importantes nas corridas de monolugares americanas, colocando Boles à frente de tanto da IndyCar como do Indianapolis Motor Speedway.
Esta grande reorganização ocorre num momento crítico para a série, à medida que a IndyCar se prepara para a sua primeira temporada sob a cobertura televisiva da Fox Sports e se prepara para lançar o seu sistema de motores híbridos.
A Saída de Jay Frye: Fim de uma Era
Frye, que se juntou pela primeira vez à liderança da IndyCar em 2015, deixa um legado de uma década de inovação e estabilidade. Ele desempenhou um papel fundamental em:
🏎️ Introduzir o aeroscreen, melhorando dramaticamente a segurança dos pilotos.
🏎️ Desenvolver o próximo pacote de motores híbridos da IndyCar.
🏎️ Navegar na pandemia de COVID-19, garantindo a sobrevivência do desporto.
🏎️ Expandir os esforços comerciais e de marketing da IndyCar para atrair novos públicos.
Apesar da sua saída, Frye continua a ser altamente respeitado no paddock da IndyCar, embora permaneça incerto se já garantiu um novo cargo noutro lugar nas corridas.
“Tem sido uma honra e um privilégio absoluto ser o presidente da IndyCar,” afirmou Frye.
“O crescimento e o sucesso que a série teve nos últimos 10 anos não seriam possíveis sem o compromisso e a colaboração dos proprietários, pilotos e equipas.”
Doug Boles Assume o Controlo da IndyCar e do IMS
Com Boles agora a liderar tanto a IndyCar como o IMS, a mudança marca uma consolidação histórica da liderança dentro da Penske Entertainment. Boles tem sido uma figura constante no IMS desde 2010, supervisionando 150 milhões de dólares em melhorias nas instalações e desempenhando um papel fundamental em tornar a Indy 500 o maior evento desportivo de um único dia do mundo.
“A corrida está no meu ADN, e nenhuma forma de corrida ressoa de forma mais pessoal e forte comigo do que a NTT IndyCar Series,” disse Boles.
“Acredito verdadeiramente que o futuro é maior e mais brilhante do que nunca para o nosso desporto e para o Indianapolis Motor Speedway.”
Boles reportará a Mark Miles, CEO da Penske Entertainment, que elogiou a mudança como o passo certo para a série.
“Doug é a escolha ideal para liderar tanto a IndyCar como o IMS à medida que entramos numa nova era de oportunidades e visibilidade.”
Mais Mudanças na Liderança: A Nova Estrutura de Poder da IndyCar
Com Boles a assumir a liderança dupla, a IndyCar fez várias promoções adicionais para gerir as operações do dia-a-dia de forma eficaz.
🔹 Mark Sibla → VP Sénior de Competição e Operações da IndyCar. Ele irá supervisionar as operações gerais e projetos-chave, incluindo o desenvolvimento do carro de próxima geração da IndyCar.
🔹 Kyle Novak → VP de Oficiais e Controle de Corridas. O antigo diretor de corridas da IndyCar (desde 2018) irá assumir um papel mais abrangente na supervisão das regulamentações de corrida e da equidade.
🔹 Alex Damron → Diretor de Marketing. Ele desempenhou um papel fundamental na transição da série para a Fox Sports, e agora lidera os esforços de marketing e envolvimento dos fãs da IndyCar.
🔹 Louis Kissinger → Gerente Geral das Operações do IMS. Ele irá supervisionar as vendas de camarotes, operações na pista e gestão de eventos para o icónico local.
Por Que Isto É Importante: Um Ano Crítico para a IndyCar
A IndyCar entra em 2025 num grande cruzamento. Com nova cobertura televisiva na Fox, a estreia de um pacote de motor híbrido e uma pressão crescente para expandir o seu público, uma liderança forte é crucial.
Doug Boles é uma figura favorita dos fãs e um executivo comprovado, mas conseguirá ele equilibrar as enormes responsabilidades de dirigir tanto a IndyCar como o IMS?
Entretanto, com a saída de Frye, será que a IndyCar perderá impulso no desenvolvimento técnico e de competição, ou a nova equipa de liderança construirá sobre o seu legado?
Uma coisa é certa—a temporada de 2025 da IndyCar tornou-se ainda mais intrigante.