Os Lobos estão imparáveis e  venceram na Roménia por 34-6, com bónus ofensivo, mais um resultado histórico que assegurou o primeiro lugar do Grupo B do Rugby Europe Championship 2025 e a disputa das meias-finais em casa, contra Geórgia ou Espanha, que se defrontam hoje em Madrid.

Foi a maior diferença de pontos (28) de sempre contra os romenos, superando os 25 de há um anos (49-24), em Bucareste; aumentou para três o número de triunfos consecutivos – até ao ano passado, Portugal nunca os tinha vencido duas vezes seguidas; e foi a primeira vez em 30 encontros entre as duas seleções que os Carvalhos não conseguiram qualquer ensaio!
Mais saboroso ainda foi o facto de Portugal ter servido à Roménia o ‘veneno’ que esta usava e abusava contra os Lobos, há não muitos anos, para construir o seu historial de 23 vitórias em 30 confrontos: Bola na ‘touche’, alinhamento conquistado, ‘maul’, ensaio!

A receita tantas e tantas vezes aplicada pelos Carvalhos foi ontem servida três vezes por Portugal, no segundo, quarto e quinto ensaios, da autoria de Luka Begic (30’), Manuel Vareiro (64’) e Vasco Baptista (79), sempre a capitalizar momentos de superioridade numérica devido a cartões amarelos que castigavam e enorme indisciplina romena.

Já o primeiro ensaio, de Raffaele Storti (15’) e o terceiro, de Nicolas Martins (43’) resultaram de bolas recuperadas ainda no meio-campo português e rápidos contra-ataques. Samuel Marques somou duas transformações e uma penalidade, Vareiro também converteu um ensaio e Portugal espera, agora, de ‘cadeirinha’ para saber com quem vai discutir o acesso à final, que até pode ser em casa se a Seleção se apurar e desde que o vencedor encontro de hoje não some ponto de bónus.