Portugal terá três equipas na Liga dos Campeões feminina, assegurando uma maior presença nacional na competição nas duas próximas edições, com o campeão a garantir acesso direto à fase principal do torneio.
«Já estava garantida a presença de três clubes portugueses na Champions em 2025/26 e, agora, a uma jornada do fim da fase de grupos desta temporada, o mesmo número de equipas está assegurado para a época seguinte», revelou uma fonte da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) à Agência Lusa.
Este cenário resulta do facto de os países posicionados atrás de Portugal no ranking já não terem equipas com possibilidade de avançar para a fase a eliminar da competição, consolidando a vantagem portuguesa no coeficiente de representação.
Segundo a mesma fonte, o campeão nacional terá acesso direto à Liga dos Campeões pela primeira vez, enquanto os clubes que terminarem em segundo e terceiro lugares disputarão as pré-eliminatórias de apuramento.
Nesta temporada, tanto o Benfica, campeão em título, como o Sporting não conseguiram alcançar a fase principal da competição. As águias foram eliminadas na segunda ronda de qualificação pelas suecas do Hammarby, enquanto as leoas caíram frente ao Real Madrid.
A edição de 2025/26 será marcada por um novo formato, com a tradicional fase de grupos a dar lugar a uma fase de liga composta por 18 equipas, que disputarão seis jornadas, três em casa e três fora. Os quatro primeiros avançam automaticamente para os quartos de final, enquanto as equipas entre o 5.º e o 12.º lugares disputarão um playoff a duas mãos para determinar os restantes quatro lugares.