Foi preciso esperar uns minutos, mas o empate dos Países Baixos em Andorra (1-1), despoletou a festa no Pavilhão Multiusos de Odivelas. Portugal venceu 3-0 a Macedónia do Norte e, com o deslize dos neerlandeses, garantiu a qualificação para o Europeu de Futsal, a duas jornadas do fim.

Jorge Braz tinha avisado para as valências da Macedónia do Norte que através da marcação homem a homem e do 5x4 procuraram atrapalhar a missão portuguesa de fazer o pleno na qualificação para o Euro. O guarda-redes macedónio, Antonio Petrovski, foi adiando o primeiro golo luso que acabou por acontecer, ainda na primeira parte.

Aos 13´, na sequência de um pontapé de canto marcado por Pany Varela, Hugo Neves atirou a contar com um incrível remate em volley. O guarda-redes macedónio garantiu que Portugal chegava ao intervalo a vencer pela margem mínima, mas não evitou que o marcador se alargasse na segunda parte.

Aos 27´, Neves voltou a abrir o livro e amorteceu André Coelho para o segundo golo da partida. Oito minutos depois, Bruno Coelho fixou o resultado final com um golo de baliza a baliza. Edu fechou a baliza portuguesa a sete chaves e carimbou uma vitória sem golos sofridos.

Depois de garantir os três pontos num jogo difícil e nem sempre bem jogado, era tempo de esperar pelo resultado final do Andorra-Países Baixos. O empate nesse encontro carimbou a qualificação para o Campeonato da Europa que se vai jogar na Letónia e Lituânia. Depois de conquistas em 2018 e 2022, será 2026 o ano do tri?