A Seleção Nacional feminina de voleibol estreia-se na quinta-feira na Golden League, na Suécia, num torneio que o treinador Hugo Silva anteviu esta 3.ª feira como "exigente" e "com muitos sacrifícios e desafios envolvidos", mas em que "cada esforço valerá a pena".

"O verdadeiro desafio começa agora: consolidar esta equipa jovem para assegurar a permanência na Golden League a longo prazo e competir em provas que elevem o seu prestígio", disse Hugo Silva aos canais de comunicação da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV).

Após a conquista da Silver League em 2024, que se traduziu na promoção à Golden League, as portuguesas estreiam-se no Torneio 4, a decorrer na Suécia, com a seleção anfitriã e da Roménia.

"Quem está ao serviço de uma seleção tem de pensar sempre em objetivos ambiciosos. Mas temos de ter consciência de que é uma competição na qual já não estávamos há muito tempo. Tivemos uma presença [em 2018], que não foi feliz, e o que queremos acima de tudo é continuarmos a competir a este nível", refere o selecionador.

Portugal inicia o Torneio 4 da Golden League na quinta-feira frente à anfitriã Suécia, em Idrottshuset Orebro, pelas 16h00 (15h00 em Lisboa), e defronta na sexta-feira a Roménia, pelas 18h00 (17:00).

Os últimos embates entre ambas as seleções aconteceram na Silver League de 2022, tendo Portugal vencido na Suécia (3-2) e perdido em Santo Tirso (3-2) e na final da prova disputada com as nórdicas (3-0), que foram as anfitriãs em Lund.

A principal novidade de Hugo Silva é a chamada à seleção principal de Sofia Gouveia, zona 4 do Castêlo da Maia, que ficou "em choque" com a notícia e "muito orgulhosa com a oportunidade".

"Desde pequenina que tenho este bichinho do voleibol e sempre tive este sonho de poder vir a integrar a seleção sénior. Nunca desisti, trabalhei muito e o que posso dizer é: não desistam dos sonhos, porque se trabalharem vão conseguir concretizá-los", afirmou Sofia Gouveia.

O regresso a casa está marcado para 06 a 08 de junho, no Torneio 5, em Vila do Conde, onde as portuguesas medirão forças com a Ucrânia (sexta-feira, 21h00) e a Eslovénia (domingo, 15h00). Eslovénia e Ucrânia defrontam-se no sábado (17h00).

A fase de grupos culminará entre 13 e 15 de junho, no Torneio 9, na Hungria, com Portugal a defrontar Montenegro e a seleção anfitriã.

As quatro melhores classificadas da fase de grupos garantirão um lugar na final four da Golden League, agendada para 28 e 29 de junho, em Angelholm, na Suécia.

Lista de 14 convocadas:

- Distribuidoras: Ana Figueiras (Sp. Braga) e Mariana Garcez (Benfica).

- Líberos: Raquel Moreno (Vitória de Guimarães) e Matilde Calado Rodrigues (Sp. Braga).

- Opostas: Maria Reis Lopes (Sp. Braga) e Julia Kavalenka (Volley Talmassons).

- Zonas 4: Alice Clemente (Benfica), Ana Rui Monteiro (FC Porto), Margarida Maia (Sp. Braga) e Sofia Gouveia (Castêlo da Maia).

- Centrais: Amanda Cavalcanti (Sporting), Joana Garcez (Benfica), Raissa Cassamá (V. Guimarães) e Marlene Pereira (Leixões).