O Rio Ave desloca-se este sábado a Rio Maior para enfrentar o Casa Pia, pelas 15h30, em jogo a contar para a 27.ª jornada do campeonato. O treinador dos vilacondenses, Petit, transmitiu o respeito que nutre pelo adversário, equipa que até já venceu numa eliminatória para a Taça de Portugal mas que, mesmo assim, não deixa de estar "a fazer uma excelente temporada."

"Vem de alguns resultados negativos, mas com equipas que estão a lutar do 6.º lugar para cima. O nosso foco passa por dar uma boa resposta e conseguir fazer um bom jogo e angariar mais três pontos", referiu o antigo internacional português, detalhando o período da pausa competitiva para os jogos das seleções: "Agradeço a pausa, foram duas semanas de forma normal, a malta que ficou cá reforçou alguns processos e começou a preparar o jogo, ficou a base de jogadores que irão estar dentro de campo."

As três derrotas consecutivas do Casa Pia. Está à espera de uma equipa traiçoeira, ou debilitada? "Conforme tivemos estes 15 dias para trabalhar e aproveitar, eles também, se calhar, tempo para recuperar alguns jogadores lesionados. Veio de três derrotas, como disse, mas uma foi com o V. Guimarães e outra com o Sporting. É uma equipa que está a fazer um excelente campeonato, com processos bem definidos e, deste lado, também queremos reagir. O último resultado em casa não foi o esperado e devemos a nós próprios fazer algo diferente nos jogos, porque a exigência que existe, desde que cheguei a Vila do Conde, é ter mentalidade ganhadora Queremos fazer melhor do que na temporada passada e temos uma boa oportunidade para chegar aos 32 pontos e ameaçar as equipas que estão acima de nós."

Está sem Tiknaz e Clayton, castigados. "O Clayton tem sido um jogador que faz a diferença no nosso campeonato, fruto do trabalho dele e da equipa, mas nós temos sempre soluções. Temos o Zoabi, um menino que ainda é júnior, temos o André Luiz, que pode jogar ali e outros jogadores que também podem jogar naquela posição. Quem jogar, já trabalhou connosco e sabe aquilo que tem de fazer. Sobre o Demir [Tiknaz], tem jogado sempre e está a crescer muito, numa posição focal da equipa. Mas na Taça fomos lá jogar sem o Demir e temos jogadores diferente no meio-campo, também com qualidade e amanhã [sábado] veremos."

A equipa está a jogar no máximo das capacidades? "Temos mais 10 jogos, oito deles para o campeonato, temos 24 pontos em disputa e, como eu disse, queremos fazer melhor do que na época passada. Acho que devemos isso a nós próprios. Crescer na tabela classificativa não chega só, porque temos uma equipa jovem. Se conseguirmos os três pontos com o Casa Pia, damos o salto na tabela que tanto queremos."

Se conseguirmos os três pontos com o Casa Pia, damos o salto na tabela que tanto queremos."
Petit

Treinador do Rio Ave

Que caraterísticas encontra neste Casa Pia essenciais para contrariar? "Jogámos contra eles na Taça e conseguimos um bom resultado, queremos dar continuidade a isso. Tem uma ideia muito firme e dentro daquilo que é o seu treinador, o João [Pereira], tem muita qualidade. Vamos apanhar uma equipa que joga com três centrais, com os dois laterais muito ofensivos e com os dois médios ali a transpirar qualidade, Vamos apanhar um adversário forte em sua casa, mas queremos voltar aos resultados positivos e dar uma boa resposta."